Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3528
Título: Comunicação, interpretação e simbolização no/para o Rorschach
Autor: Marques, Maria Emília
Data: 1996
Editora: ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 14(1), 39-44
Resumo: Com o recurso às concepções sobre simbolização e ao estabelecer-se uma assimilação entre processos mentais e processo-resposta Rorschach é possível aceder 2 compreensão e expressão desses processos. Ao discutir, por um lado, teóricamente as concepções que se prendem com a simbolização, e, por outro lado, ao discutir as concepções que se prendem com a técnica Rorschach, apresenta-se uma conceptualização sobre o processo-resposta Rorschach, que permite, pela coerência e convergência entre teo - ria e metodologia, aceder aos processos mentais cons - titutivos e construtivos do sujeito psicológico.
RESUME------A partir des conceptions sur la symbolisation et en établissant une assimilation entre processus mentaux et processus-réponse Rorschach, c’est possible d’acctder a la compréhension et a l’expréssion de ces processus. En discutant théoriquement, d’une part, les conceptions liées i la symbolisation, et, d’autre part, les conceptions liées i la téchnique Rorschach, se formule une conceptualisation sur le processus-réponse Rorschach qui permet, de par la cohérence et la convérgence entre théorie et méthodologie, d’acctder aux processus mentaux constitutifs et constructifs de l’être psychologique.
ABSTRACT------ Com o recurso às concepções sobre simbolização e ao estabelecer-se uma assimilação entre processos mentais e processo-resposta Rorschach é possível aceder 2 compreensão e expressão desses processos. Ao discutir, por um lado, teóricamente as concepções que se prendem com a simbolização, e, por outro lado, ao discutir as concepções que se prendem com a técnica Rorschach, apresenta-se uma conceptualização sobre o processo-resposta Rorschach, que permite, pela coerência e convergência entre teo - ria e metodologia, aceder aos processos mentais cons - titutivos e construtivos do sujeito psicológico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3528
ISSN: 0870-8231
Aparece nas colecções:PCLI - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AP_1996_1_39.pdf517,88 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.