Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/345
Título: Representação de acontecimentos através do desenho com crianças de 3/4 e 5/6 anos
Autor: Barbosa, Margarida de Melo Grandvaux
Palavras-chave: Psicologia educacional
Desenho
Linguagem
Desenvolvimento
Educação
Pré-escola
Educational psychology
Drawing
Development
Language
Education
Preschool
Data de Defesa: 2005
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: No seguimento de alguns trabalhos realizados na área das representações de acontecimentos e, principalmente com base em investigações no âmbito do quadro teórico de K. Nelson, surge o nosso estudo. Com ele, pretendemos recolher mais informações que revelem a ligação existente entre a estruturação temporal dos acontecimentos e a familiaridade com os mesmos, o desenho e a sua complexidade e, por último, a linguagem e a sua função reguladora. Para que fosse possível atingir o objectivo a que nos propusemos, baseámo-nos no paradigma da produção de scripts, de maneira a compararmos o desempenho das crianças numa tarefa de produção de desenhos e as verbalizações associadas ao mesmo, para dois tipos de acontecimentos: "Um dia de escola" e "Uma festa de anos". A amostra é constituída por 60 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, distribuídas por dois grupos: 3/4 anos e 5/6 anos. Assim sendo, esperávamos que as crianças mais novas, ao explicarem os seus desenhos, recorressem a mais etiquetas/descrições, comparando-as com as crianças mais velhas, de quem aguardávamos relatos mais estruturados, complexos e elaborados, isto é, mais próximos da estrutura narrativa das histórias. A par desta complexidade verbal, também aguardávamos uma outra complexidade, mas desta feita a nível gráfico. Sendo assim, esperávamos que as crianças mais velhas elaborassem desenhos mais pormenorizados, complexos e com maior número de elementos desenhados, em relação às crianças mais novas. Os dados analisados segundo as grelhas construídas por nós, foram sujeitos a uma confirmação estatística. Para isso, realizámos uma análise de variância multivariada para comparar os dois grupos etários e os dois tipos de acontecimentos, na análise das verbalizações, da complexidade da estrutura narrativa e da complexidade dos desenhos. Também utilizámos o teste de Anova de Friedman para comparar os elementos específicos dos dois acontecimentos. Através dos resultados, verificámos que são as crianças mais novas que emitem mais enunciados espontâneos durante a realização do desenho, em ambos os acontecimentos. Constatámos que tanto as crianças mais novas, como as mais velhas, emitiram mais enunciados induzidos no acontecimento "Uma festa de anos". Em ambos os acontecimentos, foram sempre as crianças de 5/6 anos que emitiram mais enunciados induzidos. Comparando os dois grupos etários, também constatámos que em ambos os grupos, a maioria dos enunciados foram do tipo Descrição/Etiquetagem, embora as crianças mais velhas também tenham revelado um número bastante significativo (estatisticamente significativo), comparativamente com as crianças mais novas, de enunciados Acção /Acontecimento. Observou-se então, que as crianças do grupo dos 3/4 anos apresentaram níveis de estruturação narrativa mais baixos do que as do grupo dos 5/6 anos. Por último, relativamente ao nível das produções gráficas, constatámos que foi no grupo das crianças mais velhas que estas se mostraram mais complexas, evidenciando-se quanto à organização do desenho e aos elementos específicos de cada acontecimento. Embora, não tenhamos encontrado diferenças significativas entre os dois tipos de acontecimentos, no geral foi no acontecimento "Um dia de escola" que as crianças desenharam mais elementos.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/345
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