Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3434
Título: Normas de imaginabilidade, familiaridade e idade de aquisição para 252 nomes comuns
Autor: Leitão, José Augusto Gonçalves
Figueira, Ana Paula Couceiro
Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Palavras-chave: Familiaridade
Idade de aquisição
Imagética
Imaginabilidade
Normas
Age of acquisition
Familiarity
Imageability
Norms
Data: 2010
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Laboratório de Psicologia, 8, 101-119
Resumo: Neste artigo apresentam-se normas para as variáveis familiaridade, imaginabilidade e idade de aquisição em 252 nomes comuns. Este corpus é o primeiro caracterizado para Português Europeu utilizando os mesmos procedimentos e listas de palavras para as três variáveis e aplicando, na avaliação de todas as variáveis, versões das instruções definidas em Gilhooly e Logie (1980). Pretendeu-se também que as palavras seleccionadas permitissem a operacionalização, por futuros utilizadores destas normas, das variáveis adicionais categoria semântica, extensão e frequência objectiva. Assim, o corpus integra dez categorias semânticas (Agentes de Actividades Humanas, Animais, Frutos, Legumes/Vegetais, Artefactos – Instrumentos, Vestuário, Transportes, Outros –, Acontecimentos e Estados/Atributos Psicológicos), duas categorias de extensão (palavras longas e palavras curtas) e três categorias de frequência (palavras muito frequentes, pouco frequentes e de frequência intermédia). Os dados foram recolhidos em sessões individuais junto a 214 participantes.
ABSTRACT: In this paper we present familiarity, imageability and age of acquisition norms for 252 common nouns. This is the first European Portuguese corpus for which the normative study was conducted using the same procedures and word lists for all of the aforementioned variables, and in which versions of Gilhooly e Logie (1980) instructions were employed to induce ratings for each variable. Additionally, the words in the corpus can be sampled in order to instantiate three other variables, namely semantic category, extension and objective frequency. To this end, the corpus includes ten semantic categories (Agents of Human Activities, Animals, Fruits, Vegetables/Plants, Artifacts – Tools, Clothes, Vehicles, Other Artifacts –, Events, Psychological States/Attributes), two extension categories (long and short) and three frequency categories (high frequency, intermediate frequency, low frequency). Data gathering was conducted in individual sessions with 214 participants.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3434
ISSN: 1646-6004
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