Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3376
Título: Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEB
Autor: Cruz, Joana Sara
Almeida, Marta
Pinto, Patrícia
Constante, Patrícia
Macedo, Ana
Amaral, Joana
Monteiro, Liliana
Lopes, Elisa
Ferreira, Cristiana
Palavras-chave: Literacia emergente
Leitura
Educação pré-escolar
Emergent literacy
Reading
Kindergarten
Data: 2014
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Citação: Analise Psicológica, 32(3), 245-257
Resumo: Aprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré- escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.
ABSTRACT: The process of learning how to read and write is a challenge not only for the children but also for the educational agents that monitor this process. Identifying and promoting the conditions that lead to success in this field are the school and scientific community central concerns. In the present study, the goal was to verify the extent to which emerging literacy skills, assessed in kindergarten, predict performance in reading and writing at the end of elementary school. 117 students attending the 4th grade participated in this study and had been previously assessed in kindergarten. Multiple regression analyzes were performed, showing that the emergent literacy skills in kindergarten accounted for 20% of the variance in reading and writing at the end of elementary school. These results suggest a reflection towards the importance of children’s early identification of risk of failure and early intervention in the first school years.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3376
DOI: 10.14417/ap.749
Aparece nas colecções:PEDU - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AP_32_245-257.pdf85,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.