Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3317
Título: A participação dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas actividades da escola regular
Autor: Matos, Inês Pinheiro de Castilho Teixeira de
Orientador: Morgado, José
Palavras-chave: Inclusão
Perturbação do espectro do autismo
Participação
Inclusion
Autism spectrum disorders
Participation
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este estudo pretendeu estudar a participação dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) na escola regular. Assim, pretendeu-se caracterizar a participação destes alunos com um questionário realizado aos seus colegas de turma do ensino regular, um questionário aplicado ao professor da turma/director de turma e uma entrevista realizada a quatro assistentes operacionais. Pretendeu-se também compreender a associação entre a qualidade da participação e a idade dos alunos, hipotetizando-se uma associação negativa. A localização do aluno com PEA na sala de aula também foi estudada, no sentido de compreender a sua influência na qualidade da participação dos alunos com PEA, colocando-se a hipótese de que existe uma influência. Finalmente, pretendeu-se estudar o efeito da existência ou não de contacto prévio dos alunos do ensino regular com sujeitos com PEA fora na escola na qualidade da participação dos alunos com PEA, colocando-se a hipótese da existência de um efeito significativo. Os resultados permitiram perceber que existe uma percepção positiva face aos alunos com PEA e ao seu comportamento, comportamentos pouco frequentes que impliquem interacção com os mesmos, sentimentos positivos relativamente à sua presença na escola e na sala de aula e uma aceitação positiva dos mesmos no grupo de pares dos alunos com desenvolvimento normal, resultados maioritariamente concordantes com as restantes fontes de informação. Verificou-se uma associação negativa entre a qualidade da participação e a idade, um efeito significativo da localização do aluno com PEA na sala de aula na qualidade da sua participação mas não um efeito significativo do contacto prévio dos alunos com desenvolvimento normal com outros sujeitos com PEA fora da escola.
ABSTRACT: The purpose of this study is to address the participation of students with Autism Spectrum Disorders (ASD) in the mainstream school. For that being, we characterized the participation of this students with a questionnaire to the students of the mainstream classes in which the students with ASD were included, a questionnaire applied to each class teacher/head teacher and an interview to four of the school support staff. The goal was also to understand the association between the age of the students and the quality of the participation of the students with ASD, defining the hypothesis that there is a negative association between them. The place where the student with ASD sits in the mainstream classroom was also studied, trying to understand if it has influence on the quality of the participation of the ASD students, defining the hypothesis that there is an influence. Finally, we wanted to understand the effect of previous contact with people with ASD outside the school environment by the students with normal development on the quality of the participation of students with ASD. We hypothesised that there is a significant effect. The results showed a good perception of the students with ASD and their behaviour, a low frequency of behaviours involving interaction with these students, positive feelings regarding their presence in the school and in the class and an overall positive acceptance of them in the students with normal development peer groups. These results are mostly consistent across the different sources of information. We found a negative association between the quality of the participation and age, a significant effect of the location of the student with ASD on the quality of his participation but not a significant effect of previous contact by the students with normal development with other people with ASD outside the school environment.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3317
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18792.pdf817,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.