Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3229
Título: Uma Estratégia Eficiente de Educação Moral
Autor: Lins, Maria Tereza
Camino, Cleonice Pereira
Data: 1993
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica. 9(4), 507-515
Resumo: Este estudo compara, em contexto educativo., a eficácia de duas estratégias de promoção do desenvolvimento do raciocínio moral kohlbergiano: uma estratégia tradicional e outra inspirada na noção de conflito cognitivo. No grupo I, chamado Grupo-Debate, foi utilizado o conflito cognitivo, tal como feito por Kohlberg e Blatt (1975). No grupo 11, chamado Grupo- -Exposição, usou-se uma metodologia tradicional. O tratamento experimental consistiu em 64 sessões realizadas ao longo de um ano escolar. Neste estudo a amostra foi constituída por 22 estudantes universitários frequentando a Licenciatura em Educação na Faculdade de Filosofia do Recife. A sua média de idade era de 19 anos e 6 meses. O nível de desenvolvimento moral dos sujeitos, no pré-teste e pós-teste, foi avaliado através do Teste de Definir valores morais de REST e da Entrevista de Juízo Moral de Kohlberg. Os resultados mostraram diferenças significativas no Grupo-Debate, mas não no Grupo- -Exposição.
ABSTRACT: This study compares the effectiveness of two strategies for promoting moral development in educational settings, with basis on Kohlberg's theory: a traditional perspective and a cognitive approach. Two groups were used for this purpose. In Group I, called the Debate Group, a cognitive conflict method was used according to Blatt and Kohlberg’s (1975). In Group I1 called the Exposition Group, a traditional method was employed. The experimental treatments consisted of 64 sessions over a period of one school year. Subjects were 22 female college students from Recife, Brazil. Their mean age was 19,5 years. Both groups were given REST’s Defining Issues Test and Kohlberg’s Moral Judgment Interview twice, as Pre and Post test measures of moral development Statistical analyses showed significant differences between pre and post test only for the Debate Group.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3229
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