Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3228
Título: Da percepção de custos a construção de ganhos : Um estudo longitudinal de 4 anos
Autor: Lourenço, Orlando M.
Data: 1993
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica. 9(4), 497-505
Resumo: Baseando-se nos dois modelos que Piaget utilizou, em momentos diferentes, para explicar a passagem do pensamento pré-operatório ao operatório, a hipótese da percepção de custosíconstrução de ganhos defende que o desenvolvimento do altruísmo na criança traduz um movimento da centração (Le., percepção de custos) para a compensação (i.e., construção de ganhos). Neste estudo, avaliou-se a capacidade das crianças para perceberem custosíconstruirem ganhos em actos pró-sociais numa amostra longitudinal de 20 crianças aos 5, 7 e 9 anos de idade, e também a sua conduta pró-social numa situação de dádiva anónima aos 7 e 9 anos. De acordo com a hipótese da percepção de custosíconstrução de ganhos, os resultados mostraram (1) que a competência para construir ganhos evoluiu, de modo significativo, com a idade; e (2) que tal competência estava associada a sua conduta pró-social na situação de dádiva anónima. Estes dados fortalecem a nossa perspectiva Piagetiana para o desenvolvimento do altruísmo na criança.
ABSTRACT: Drawing on the two micromodels Piaget used, in succession, to account for the child’s transition from preoperational to operational thought, the costperceptionígain- construction hypothesis maintains that children’s development of altruism represents a movement from centration (i.e., cost-perception) to compensation (i.e., gain-construction). Children’s cost-perceptionígain-construction competence was assessed over a 4-year period, when they were aged five (TI), seven (T2), and nine (T3). Children’s altruistic donations in an opportunity-to-donate situation were determined at both T2 and T3. Consistent with the cost-perceptionígain-construction hypothesis, the results showed (1) that children’s competence to construct gain in prosocial dilemmas moved upwards (i.e., from cost-perception to gainconstruction), and (2) that children’s gain-construction competence was positively related to their donations in the opportunity-to-donate situation. these results seem to strengthen our Piagetian approach to children’s development of altruism.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3228
Aparece nas colecções:PDES - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AP_1993_4_497.pdf752,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.