Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3201
Título: Da história de uma profissão em mutação : As professoras primárias na viragem do século
Autor: Araújo, Helena Costa
Palavras-chave: Trabalho de mulheres
Subjectividades
Políticas educativas
Mecanismos discursivos
Women´s work
Subjectivities
Education policies
Discursive mechanisms
Data: 1996
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 14, 479-486
Resumo: Neste artigo, trata-se da apresentar um trabalho de investigação sobre a construção do ensinar na escola primária como trabalho de mulheres, no período 1870- -1933. Não só se procura perceber as subjectividades e experiências das professoras na construção da actividade de ensinar, como se dá conta das políticas educativas e dos «mecanismos discursivos» que, de forma estrutural, começam a projectar a ocupação como apropriada a ser exercida por mulheres.
ABSTRACT: In this paper, the aim is to present a research on the construction of primary teaching as women’s work, during the period 1870-1933. The intention is to understand the subjectivities and experiences of women teachers for the construction of primary teaching, as well as to review education policies and «discursive mechanisms» which have contributed to construct the occupation structurally as women’s work.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3201
ISSN: 0870-8231
Aparece nas colecções:PEDU - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AP_1996_4_479.pdf42,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.