Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3197
Título: Towards a structurally safe traffic system : The development of self-explaining roads
Autor: Theeuwes, Jan
Data: 1995
Editora: ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 13(3), 287-290
Resumo: This paper discusses the concept of a structurally safe traffic system. The design of many roads and their developed a road environment which elicits safe and adequate traffic behavior simply by its design. The present paper discusses the basic ideas underlying Self-Explaining Roads, and some empirical data regarding road categorization. Criteria for road design which will increase the Self-Explaining character of roads are identified. typical appearance reflect the way these roads developed through history. Because the road design is not considered as a system property optimally adapted to human capabilities and limitations, there is by no means a structurally safe traffic system. The crucial question is how potential errors occurring in traffic can be reduced by revising and redesigning the lay-out of the road environment. As a means to this end, the so called «Self-Explaining Road» (SER) has been developed a road environment which elicits safe and adequate traffic behavior simply by its design. The present paper discusses the basic ideas underlying Self-Explaining Roads, and some empirical data regarding road categorization. Criteria for road design which will increase the Self-Explaining character of roads are identified.
RESUMO------Neste artigo é analisado o conceito de sistema rodoviário com segurança estrutural. O design de muitas estradas e a respectiva aparência típica reflectem a forma como elas foram sendo desenvolvidas ao longo da história. Pelo facto de o design de estradas não ser considerado como uma característica do sistema que deve ser adaptado as capacidades e limitações humanas, não existe em rigor um sistema rodoviário com segurança estrutural. A questão crucial reside em saber como é que os erros potenciais dos condutores podem ser reduzidos através da revisão e de um novo design do ambiente rodoviário. Para atingir esta finalidade tem sido desenvolvida a chamada «Self-Explaining Road» (SER), isto é um meio viário que promove a segurança e comportamentos de condução adequados simplesmente devido ao seu design. Neste artigo são analisadas as idéias básicas subjacentes is «Self-Explaining Roads» e alguns dados empíricos sobre a categorização o de estradas. São identificados critérios de design que aumentam as características desejadas nas estradas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3197
ISSN: 0870-8231
Aparece nas colecções:PSOC - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AP_1995_3_287.pdf309,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.