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Título: Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
Outros títulos: Confirmatory factor analysis of the Extended Class Play on a sample of portuguese young adolescents
Autor: Correia, João Carlos Verdelho
Santos, António José
Freitas, Miguel da Costa Nunes de
Rosado, António Fernando
Rubin, Kenneth
Palavras-chave: Relações de pares
Reputação social
Adolescência
Extended class play
Peer relationships
Social reputation
Adolescence
Data: 2014
Editora: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citação: Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(3), 462-471
Resumo: O Extended Class Play (ECP; Burgess, Rubin, Wojslawowicz, Rose-Krasnor, & Booth, 2003) procura avaliar, através dos relatos dos pares, a reputação social dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é testar a estrutura hexafatorial recentemente proposta, averiguando igualmente a sua adequação para género e idade, numa amostra portuguesa de 465 adolescentes (230 raparigas). Uma Análise Fatorial Confi rmatória revelou que o modelo de seis fatores apresenta bons índices de ajustamento, de fi abilidade e validade e ainda boa adequação para gênero e idade. Estes resultados são consistentes com outros trabalhos, ao sugerir que o modelo hexafatorial do ECP apresenta capacidades psicométricas aceitáveis, constituindo-se como uma medida válida a utilizar na investigação sobre a reputação e o funcionamento sociais de adolescentes.
ABSTRACT: The Extended Class Play (ECP) assesses individuals’ social reputation through peer reports. In this study, the recently presented six-factor structure was tested on a Portuguese sample of 465 adolescents (230 girls). A Confi rmatory Factor Analysis demonstrated good fi t of the data to this six-factor structure, good composite reliability and validity. Results also showed good fi t to both genders and age groups. Therefore, results are consistent with previous research and suggest that this six-factor structure has good psychometric characteristics and that the ECP seems to be a valid measure for investigation on adolescents’ social functioning and reputation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3189
DOI: 10.1590/1678-7153.201427306
ISSN: 0102-7972
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