Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3080
Título: Auto-eficácia docente e colaboração entre professores
Autor: Silva, Manuela Santos Marques da
Orientador: Silva, José Maria de Castro
Palavras-chave: Colaboração entre professores
Auto-eficácia
Práticas de colaboração
Interesses por colaboração
Collaboration between Teachers
Teacher's self-efficacy
Collaboration practices
Receptivity to collaboration
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente artigo reporta os principais resultados de uma investigação que teve por objectivo central estudar a influência da auto-eficácia docente sobre a colaboração entre professores. O estudo envolveu 82 professores de escolas do 2º e 3º ciclos do continente português. O instrumento utilizado é constituído por três escalas. A primeira identifica as práticas de colaboração implementadas pelos professores e foi baseado no questionário desenvolvido por Castro Silva (2003). Relativamente à segunda, a qual mede os interesses por colaboração, a escala foi adaptada de Concern baseb adoption model (CBAM) pelo mesmo investigador (2003). A última escala, que avalia a auto-eficácia docente foi baseada na escala de Gibson e Dembo (1984) e nos estudos de Emmer e Hickmam (1991). Os principais resultados sugerem que os professores que se auto-percepcionam como mais eficientes estão mais disponíveis para colaborar, tendo-se verificado uma correlação entre níveis de auto-eficácia docente mais elevados e o interesse dos professores em colaborar. Efectivamente, à medida que aumenta a auto-eficácia docente regista-se uma tendência para o incremento do interesse por „Obter/Partilhar Informação e Formação sobre Colaboração‟, assim como o interesse por „Coordenar de Acções de Formação sobre Colaboração‟. A par da receptividade à colaboração, foi detectada uma associação entre a auto-eficácia docente e o envolvimento dos professores em práticas de colaboração (e.g. „Projectos Curriculares e Extracurriculares‟ e „Práticas Lúdico Pedagógicas‟), concluindo-se sobre a tendência do envolvimento com práticas colaborativas aumentar junto dos docentes cuja auto-avaliação da sua eficácia docente é mais elevada.
ABSTRACT: This paper reports the main results of an investigation that aimed to study the influence of teacher self-efficacy on collaboration between teachers. The study involved 82 teachers from schools in the 2nd and 3rd cycles from Portuguese mainland. The instrument consists of three scales. The first aims to identify the collaboration practices implemented by teachers and was based on the questionnaire developed by Castro Silva (2003). Regarding the second scale, which measures the receptivity to collaboration, the scale was adapted Concern Baseball adoption model (CBAM) by the same investigator (Castro Silva, 2003). The third ans last scale, that assesses teacher self-efficacy, was based on Gibson and Dembo (1984) scale, and in Emmer and Hickmam (1991) studies. The main results suggest that teachers who perceive themselves as more efficient are more willing to cooperate, and it was found a correlation between higher levels of teacher self-efficacy and teachers receptivity to collaborate. Indeed, with increasing teacher self-efficacy a trend emerge towards an increase or receptivity to 'Get/Share Information and Training on Collaboration', as well as receptivity in 'Coordinating Training Workshops on Collaboration'. Along with the receptivity to collaboration, an association was detected between teacher‟s self-efficacy and involvement of teachers in collaborative practices (eg 'Curricular and Extracurricular Projects' and 'Pedagogical Practices'), concluding on the trend of involvement with increase collaborative practices among teachers whose self-assessment of their teaching effectiveness is higher.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3080
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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