Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3073
Título: Relação entre regulação para a aprendizagem e perceção de clima de sala de aula em função do desempenho académico
Outros títulos: Relation between regulation for learning and classroom climate perception towards academic performance
Autor: Ribeiro, Ana Filipa Silva
Orientador: Monteiro, Vera
Palavras-chave: Regulação para a aprendizagem
Clima de sala de aula
Desempenho académico
Learning regulation
Classroom climate
Academic performance
Data de Defesa: 2014
Resumo: Neste estudo tentou-se perceber se existe uma relação entre a regulação para a aprendizagem dos alunos do 4º ano de escolaridade e as suas perceções de clima de sala de aula, bem como o papel do desempenho académico. Participaram neste estudo 164 alunos pertencentes a cinco escolas da área de Lisboa. Como instrumentos utilizaram-se três questionários para medir a regulação para a aprendizagem dos alunos, a sua perceção do feedback do professor e do clima de sala de aula; os professores preencheram um questionário relativo ao desempenho académico dos seus alunos. Concluiu-se que níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínsecos se relacionam com as perceções dos participantes face ao suporte do professor e dos colegas, as suas atitudes face à aprendizagem e encararem o clima de sala de aula como cooperativo; perceções de clima de sala de aula competitivo correlacionam-se positivamente com tipos de regulação mais extrínsecos. Verificou-se também que alunos com um desempenho elevado possuem níveis de regulação para a aprendizagem mais intrínsecos e o suporte por parte do professor é percecionado como mais positivo; se os alunos possuem um desempenho académico baixo, percecionam as dinâmicas de sala de aula como competitivas. Percebeu-se também que se os participantes percecionarem o feedback do professor como focado no processo terão uma regulação para a aprendizagem mais intrínseca; se percecionarem o feedback como focado nos seus resultados, mais demorado, administrado perante toda a turma e de forma comparativa entre os alunos, as suas regulações serão mais extrínsecas.
ABSTRACT: In this study the main goal was to understand if there is a link between learning regulation for students in the 4th grade and their perceptions of classroom climate, along with academic performance role. 164 students participated in this study, whom attend five schools in the Lisbon area. As for instruments we used three questionnaires to measure learning regulation, their perception of the teacher’s feedback and classroom climate; teachers filled a questionnair concerning their students’ academic performance. It was concluded that the most intrinsic types of regulation for learning relate with the participants’ perception of their teacher’s and colleagues’ support, their attitudes towards learning and facing classroom climate as cooperative; perceptions of classroom climate as competitive correlate positively with most types of extrinsic regulation. It was also found that students with higher levels of performance have most intrinsic types of regulation towards learning and percieve their teacher’s support has more positive; if students have a low academic performance, they percept classroom dynamics as competitive. Also noticed that if the participants percept the teacher’s feedback as focused on the process they will have most intrinsic types of regulated for learning; if they percept feedback as focused on their results, and not given immediately, as well as administrated before the whole class and comparatively among students, their regulations for learning are more extrinsic.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3073
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18965.pdf2,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.