Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3065
Título: Vinculação na sala de aula : Concordância entre os padrões de vinculação da criança com os pais e com a educadora
Autor: Lima, Cristiana Levinthal de Oliveira
Orientador: Veríssimo, Manuela
Palavras-chave: Vinculação
Relação educador-aluno
Pré-escolar
Attachment
Teacher-student relationship
Preschool
Data de Defesa: 2014
Resumo: Devido às mudanças estruturais ocorridas na instituição familiar, os educadores tornaram-se agentes educativos importantes na vida da criança que frequenta o jardim de infância. Esta faixa etária parece privilegiar o estabelecimento de proximidade e afeto entre criança e educador e possibilitar o surgimento deste como uma base segura, no contexto de sala de aula. A par da qualidade da relação com os pais, a qualidade da relação com o educador provoca consequências a vários níveis, como na adaptação escolar e na relação entre pares, passando a ter um papel não só instrutor como também protetor e vindo a figurar como uma relação de extrema importância para o desenvolvimento socioemocional de qualquer criança. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar a concordância entre a vinculação de crianças, em idade pré-escolar, com as suas figuras parentais e com os seus educadores, de maneira a tentar perceber se o padrão de vinculação com os pais persiste, na sala de aula, entre o educador e a criança. Os participantes deste estudo foram 52 crianças dos 4 aos 5 anos de idade, sendo que 52% são do sexo feminino. Este estudo possui caráter quantitativo e correlacional e os dados foram recolhidos através de dois tipos de instrumentos – um questionário aplicado às educadoras (Escala de Percepção de Comportamentos de Vinculação para Professores, PCV-P) e um instrumento narrativo, aplicado diretamente às crianças (Attachment Story Completion Task – ASCT), ambos adaptados à população em estudo. Os resultados apontam para a existência de concordância entre a qualidade da vinculação da criança com os pais e com a educadora, na amostra estudada. O conhecimento desta associação permite à Escola e aos psicólogos educacionais um planeamento e uma intervenção mais elaborados e eficazes no que respeita à relação educador-aluno, tanto ao nível remediativo quanto ao nível preventivo, vindo desta forma a impactar todas as importantes variáveis ligadas a tal relação.
ABSTRACT: Due to structural changes in the family institution, teachers have become important educational agents in the life of preschool children. This age group seems to favor the establishment of closeness and affection between child and teacher, and allow the appearance of the teacher as a safe base, in the classroom context. As well as the quality of the relationship with the parents, the quality of the relationship with the teacher has consequences on several levels, like the adaptation to school life and the relationship with peers, having the teacher not only an instructional role, but a protector one as well, becoming a relationship of extreme importance for the socio-emotional development of any child. The objective of this study is to analyze the concordance between the attachment of children, in pre-school age, with their parental figures and with their teachers, trying to ascertain if the attachment pattern with the parents persists, in the classroom, between the teacher and the child. The participants of this study were 52 children between 4 and 5 years of age, 52% of them being female. This study has a quantitative and correlational aspect and the data was gathered through two types of instruments – a questionnaire applied to educators (Escala de Percepção de Comportamentos de Vinculação para Professores – PCV-P) and a narrative instrument, applied directly to children (Attachment Story Completion Task – ASCT), both adapted to the population being studied. Results point towards the existence of concordance between the attachment quality of the children with the parents and with the teacher, in the sample studied. The knowledge of this association allows the School and educational psychologists a planning and a more elaborate and efficient intervention in respect to the teacher-student relationship, both at the remediate and preventive level, having an impact on every important variables connected to such a relationship.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3065
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18817.pdf558,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.