Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3044
Título: A relação entre o desempenho académico, a percepção do clima de sala de aula, as emoções e as percepções
Autor: Pereira, Marisa Catarina Rodrigues
Palavras-chave: Desempenho académico
Emoções
Autoconceito
Auto-estima
Clima de sala de aula
Academic performance
Emotions
Self-concept
Self-esteem
Classroom environment
Data de Defesa: 2014
Resumo: O ambiente académico apresenta-se como um contexto multidimensional, que interage com inúmeros fatores de ordem contextual, social e pessoal que possuem uma relação determinante no desenvolvimento de qualquer jovem. Deste modo, o presente estudo, pretende conhecer um pouco mais deste contexto multidimensional e compreender detalhadamente a relação existente entre variáveis como o desempenho académico, a perceção do clima de sala de aula de matemática, as auto-perceções e as emoções experienciadas em ambiente sala de aula. Para a análise destas relações, este estudo contou com a participação de 717 alunos do 7º ano de escolaridade, que responderam à escala adaptada de emoções de realização (AEQ), escala de autoconceito e auto-estima e à escala de perceção do clima de sala de aula a matemática. Os resultados obtidos no presente estudo, permitem afirmar que o desempenho académico se encontra associado à perceção do clima sala de aula global e à perceção do suporte social proveniente dos professores ou colegas, relacionando-se ainda com o autoconceito académico, social e de apresentação, bem como com as emoções. Constatou-se ainda uma relação entre as emoções, a auto-estima e o autoconceito, sendo possível afirmar que uma elevada auto-estima ou elevado autoconceito académico dos alunos se associam às emoções positivas, enquanto as emoções negativas se associam predominantemente ao desempenho académico negativo, à baixa auto-estima e ao baixo autoconceito académico dos alunos.
ABSTRACT: The academic environment presents itself as a multi-dimensional context that interacts with numerous con-textual, social and personal factors which have a decisive relationship in the development of any young person. This study aims to learn a little more of this multi-dimensional context and understand, in detail, the relationship between variables such as, the academic performance, the perception of mathematics classroom environment, the self-perceptions and emotions experienced in the classroom environment setting. To analyze these relationships, this study involved the participation of 717 seventh grade students who responded to the modified Academic Emotions Questionary (AEQ), self-concept and self-esteem scale and mathematics classroom environment perception scale. The results obtained in this study allow to state that the academic performance is associated with the global perception of classroom environment and the perception of the social support originating from teachers or peers. The academic performance also relates with academic, social and self-presentation concepts as well as with emotions. It was further observed a relationship between emotions, self-esteem and self-concept, allowing us to state that a high self-esteem or a high academic self-concept of the students is associated with positive emotions, whereas the negative emotions are predominantly associated to a negative academic performance, low self-esteem and low academic self-concept of the students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3044
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14561.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.