Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3018
Título: Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes
Autor: Pipa, Joana
Peixoto, Francisco José Brito
Palavras-chave: Adolescentes
Arte
Autoimagem
Ensino fundamental e médio
Adolescent
Art
Self-concept
Education primary and secundary
Data: 2014
Editora: Programa de pós-gradução em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Citação: Estudos de Psicologia, 31(2), 159-167
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo realizar uma análise diferencial do autoconceito artístico entre adolescentes que frequentavam o ensino artístico e os que frenquentavam o ensino regular. Responderam à Escala de Autoconceito Artístico e à Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes 226 estudantes de escolas da zona metropolitana de Lisboa, dos quais 108 frequentavam o ensino regular e 118 eram alunos de escolas artísticas de música, artes visuais e dança. Os resultados demonstraram que os níveis de autoconceito artístico diferiram de acordo com o contexto educativo: foram favorecidos os alunos do ensino artístico na maioria das dimensões artísticas. Contemplando apenas os alunos do ensino artístico, foi verificado que eles apresentaram níveis superiores na dimensão artística correspondente a sua área de especialização, comparativamente aos seus pares das outras áreas artísticas.
ABSTRACT: The main aim of this study was to conduct a differential analysis of the artistic self-concept among adolescents who had an artistic education and those who attended to a non-artistic high-school. A total of 226 students from several artistic and non-artistic schools in the metropolitan area of Lisbon completed the Artistic Self-concept Scale and the Self-concept and Self-esteem Scale for Adolescents. Of these students, 108 were from regular high-schools and 118 were from music, drama and visual arts schools. The results showed that the artistic self-concept differed according to the educational context, favouring the art students in the majority of the artistic dimensions. Considering only the art students, it was also verified that the students presented higher levels in the artistic dimension which represented their area of expertise when compared to their peers from other artistic areas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3018
DOI: 10.1590/0103-166X2014000200002
ISSN: 0103-166X
Aparece nas colecções:UIPCDE - Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EP_31_159-167.pdf259,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.