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Título: O problema da instrução na tarefa de selecção de cartões
Autor: Quelhas, Ana Cristina
Ribeiro, Olívia
Data: 1993
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 11, 441-454
Resumo: Esta investigação, no âmbito do raciocínio condicional, prende-se com a utilização de uma tarefa de selecção de cartões, originalmente proposta por Wason (1966). O estudo foi realizado com uma amostra de estudantes universitários. É apresentado aos sujeitos uma frase condicional que pode ser de tipo deôntico ou neutro, e que, também, pode variar de conteúdo (familiar, plausível e arbitrário). A frase é identificada como regra, podendo a mesma com ou sem instrução de «role-playingn. Esta última variável - tipo de instrução - I! a que tem maior interesse neste estudo, no sentido de se poderem explicar resultados contraditórios encontrados noutras investigações.
ABSTRACT: This investigation concerning conditional reasoning through selection tasks, given to university students, was originaly proposed by Wason (1966). A conditiona1 phrase was presented to the subjects which included deontic or neutral type using varied contents (familiar, arbitrary and plausible). The phrase was identified as a rule which might or might not haze role-playing instruction. The aim of the research concerned the instruction which accompanied the task in order to enable us to explain contradictory results found in other studies.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3007
ISSN: 0870-8231
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