Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2961
Título: Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia
Autor: Rodrigues, Rosa Isabel
Ferreira, Aristides Isidoro
Ribeiro, Rui Bártolo
Palavras-chave: Interesses
Psicologia das organizações
Psicologia clínica
Psicologia educacional
Validação
Interests
Organizational psychology
Clinical psychology
Educational psychology
Validation
Data: 2013
Editora: Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
Citação: Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación/e Avaliaçao Psicológica, 36, 99-116
Resumo: O presente trabalho visa construir um instrumento para avaliar os interesses vocacionais dos alunos da licenciatura em Psicologia. A ausência de instrumentos específicos para medir as várias áreas vocacionais levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala, que integra 21 itens, decorrentes de uma pesquisa teórica. A amostra é constituída por 573 alunos das diversas licenciaturas em Psicologia, provenientes de nove instituições de ensino superior público e privado, sendo 433 do sexo feminino. Através da metodologia de análise de componentes principais extraíram-se três dimensões: Organizações, Educacional e Clínica, que no total explicam 62.51% da variância. Apesar da escala apresentar bons índices de consistência interna (valores entre .86 e .93), considera-se importante o desenvolvimento de novas investigações de forma a validar e confirmar os resultados obtidos.
ABSTRACT: This paper presents a questionnaire that evaluates the vocational interests of undergraduate Psychology students. The construction and development of this 21 item scale is grounded on a solid theoretical basis and its pertinence derives from the lack of specific tools to measure particular vocational areas. A sample of 573 undergraduate Psychology students (433 women) attending nine different public and private higher education institutions was used. Factorial analyses enabled the examination of organizational, educational and clinical dimensions. These explain 62.51% of the total variance. This scale shows good internal consistency scores (values ranging between .86 and .93). Lastly this paper pinpoints the importance of developing further studies in order to validate and confirm findings.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2961
DOI: 1135-3848
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