Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/295
Título: Evolução da estabilidade gráfica das produções escritas em crianças na idade pré-escolar: Tipos de identidade e níveis conceptuais
Autor: Almeida, Tiago Alexandre Fernandes
Palavras-chave: Psicologia educacional
Pré-escola
Linguagem escrita
Escrita
Aprendizagem
Educational psychology
Preschool
Writing language
Writing
Learning
Instruments
Data de Defesa: 2009
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: O objectivo do nosso estudo foi analisar a natureza das variações e as identidades que podem existir, no caminho para a estabilização da identidade das produções escritas da criança. Especificamente pretendeu-se estudar de que maneira os critérios qualitativos e quantitativos podem influenciar a escrita espontânea das crianças quando se trata de escrever a mesma palavra em momentos sucessivos (manualmente e em computador) - pares de palavras - sem consulta entre versões. Foram seleccionados 30 participantes de idades entre os 5-6 anos do jardim-de-infância, que foram divididos em 3 grupos experimentais pelo nível conceptual (silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético). Verificou-se que o processo de estabilização gráfica da escrita está relacionado com o nível conceptual das crianças, assim como que o computador de assume como importante ferramenta a explorar no processo de apropriação da linguagem escrita por parte das crianças pequenas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/295
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM ALME-T1.pdf4,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.