Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2889
Título: O paradigma associado ao efeito de mera-exposição
Autor: Garcia-Marques, Teresa
Palavras-chave: Afecto
Mera-exposição
Preferência
Repetição
Affect
Mere-exposure
Preference
Repetition
Data: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Citação: Laboratório de Psicologia, 10(2), 123-134
Resumo: O artigo define o paradigma que dá suporte à detecção do efeito de mera-exposição, isto é, o efeito que a exposição prévia a um estímulo promove no modo como este é avaliado. Este efeito é dos efeitos mais replicados em psicologia, em contextos muito diversos, suscitando ainda hoje explicações alternativas à apresentada originalmente por Zajonc (1968). O paradigma é aqui apresentado nas suas características técnicas, fazendo-se referência aos contextos em que tem sido detectado, variáveis que o moderam e explicações alternativas actualmente sob análise.
This paper describes the paradigm in which the mere-exposition effect has been obtained, that is, the effect of a previous presentation of a stimulus in its evaluation. This effect is one of the most robust effects in psychology. The original account of the effect offered by Zajonc (1968) has attracted a great deal of interest and debate and still today new alternative explanations are often proposed. The paradigm is presented in its technical features, characterizing the general contexts in which it has been obtained, identifying its main moderators and rival theoretical accounts.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2889
ISSN: 1645-7927
Aparece nas colecções:MTI - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LP-10-2_123.pdf68,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.