Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2863
Título: Bullying e percepção de suporte social da família e pares em contexto escolar
Autor: Henriques, Ana Rita Gema Tavares
Orientador: Morgado, José
Palavras-chave: Escola
Bullying
Suporte Social
Suporte parental
Suporte dos pares
School
Bullying
Social support
Parental support
Peers support
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA -Instituto Universitário
Resumo: O presente estudo sobre um dos crescentes tipos de violência que se assistem em contexto escolar: o bullying. Se tivermos em conta que a escola, enquanto espaço privilegiado de socialização, educação e transmissão de conhecimentos, valores e cultura, torna-se importante estudar este fenómeno, neste contexto específico. Tendo em conta que a incidência deste tipo de comportamentos em contexto escolar acontece durante o período da adolescência, onde as relações interpessoais tomam grande importância para esta fase de desenvolvimento, tornou-se importante averiguar as associações ao nível do suporte parental e do suporte social por parte dos pares. Desta forma, o estudo procurou: averiguar a existência de relação entre as características sociodemográficas e o envolvimento em comportamentos de bullying; e analisar as associações entre os comportamentos de bullying e o suporte parental e social por parte dos pares. Para a avaliação do envolvimento em comportamentos de bullying foi utilizada a Escala de Vitimação e Agressão Escolar (EVAE) (Cunha, s/d, adaptado de Saúde, 2011) e para a avaliação da percepção de suporte parental e social por parte do grupo de pares, foram utilizadas a Perceived Social Support – Family Scale (PSS-Fa) (Castro Silva, Morgado & Maroco, 2012) e a Perceived Social Support – Friend Scale (PSS-Fr) (Castro Silva, Morgado & Maroco, 2012), respectivamente. A amostra foi constituída por 120 alunos, de ambos os géneros, do 3º Ciclo do Ensino Básico, em escolas portuguesas do concelho de Lisboa. Os resultados evidenciam associações significativas para o envolvimento em comportamentos de bullying, nomeadamente os agressivos, com o suporte parental, bem como associações significativas para o envolvimento em comportamentos de bullying, nomeadamente os agressivos e os de vitimação, com o suporte social por parte dos pares
This study focuses on one of the growing types of violence that exists in schools: the bullying. If we consider the school as a privileged space for socialization, education and transmission of knowledge, values and culture, it is important to study this phenomenon, in this specific context. Given that the incidence of this type of behavior in schools happens during the period of adolescence, where interpersonal relationships take great importance at this stage of development, it became important to discover the associations between parental support and social support by peers. Therefore, the purpose of this study was to: discover the existence of a relationship between socio-demographic characteristics and involvement in bullying behaviors, and to analyze the associations between bullying behaviors and parental and social support by peers. To evaluate the involvement in bullying behaviors we used School Victimization and Aggression Scale (EVAE) (Cunha, s/d, adapted from Saúde, 2011), and to evaluate the perception of parental support and social support by peers, we used the Perceived Social Support - Family Scale (PSS-Fa) (Castro Silva, Morgado & Maroco, 2012) and the Perceived Social Support - Friend Scale (PSS-Fr) (Castro Silva, Morgado & Maroco, 2012), respectively. This study was composed by a sample of 120 students from both genders, attending Portuguese middle schools, in the city of Lisbon. The results showed significant associations between bullying behaviors, the aggressive ones, with parental support, as well as significant associations between bullying behaviors, aggressive and victimization ones, with social support by peers.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2863
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17936.pdf921,04 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.