Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/286
Título: A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
Autor: Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho
Palavras-chave: Psicologia comunitária
Aprendizagem
Escola
Entrevista
Desenvolvimento profissional
Estudo de caso
Comunidade
Community psychology
Learning
Case study
Community
Data de Defesa: 2009
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Numa época de mudanças aceleradas que constantemente colocam novos desafios à escola e a uma educação de qualidade perspectivar a escola como comunidade de aprendizagem profissional parece ser um modelo promissor no campo educativo que tem em conta o contexto da escola e a diversidade de factores a actuarem sobre ela de forma interrelacionada e interdependente. A literatura identificou cinco dimensões em torno das quais as escolas eficazes se parecem organizar e que as definem como comunidades de aprendizagem profissional, com benefícios para a aprendizagem dos alunos, para as práticas dos professores e para mudanças na cultura da escola. No entanto, o conhecimento sobre como estas comunidades são criadas e como são sustentadas no tempo ainda carece de maior aprofundamento. O desenvolvimento de instrumentos que permitam aceder às condições internas de cada escola que facilitam ou inibem a mudança e, assim, implementar melhorias em torno dessas cinco dimensões, é uma mais-valia para aumentar a compreensão sobre esta temática. O presente estudo, de natureza qualitativa, tem como opção metodológica o estudo de caso, e procura iniciar o processo de adaptação de um questionário como instrumento de diagnóstico e avaliação de escolas enquanto comunidades de aprendizagem profissional e, com a informação recolhida através dele, traçar um diagnóstico possível da escola à luz da literatura sobre as escolas que se organizam como comunidades de aprendizagem profissional. Globalmente o instrumento revelou-se adequado e possibilitou a recolha de informação relevante para se traçar um diagnóstico da escola como comunidade de aprendizagem profissional.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/286
Aparece nas colecções:PCOM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM ALMA-A1.pdf8,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.