Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2828
Título: Voltei à escola: Perceção dos alunos de 3º ciclo face ao envolvimento parental: Um estudo realizado em Cuba do Alentejo
Autor: Caeiro, Sara Raquel Pacheco
Orientador: Morgado, José
Palavras-chave: Ouvir os alunos
Família
Envolvimento parental
Listen to students
Family
Involvement parental
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: A presente investigação visa estudar as perceções dos alunos no que diz respeito: ao nível de apoio dos pais em relação às tarefas escolares, em relação á comunicação sobre a escolaridade, á mediação cultural praticada pelos pais, e por fim, em relação á participação escolar e extraescolar exercida pelos pais. Vários autores referem a importância aquando da participação dos alunos no momento de avaliar o envolvimento praticado pelos pais, no que diz respeito às práticas educativas. Ouvir os alunos é assim essencial, uma vez que, estes podem causar mudanças quer a nível escolar, quer a nível familiar. Participaram neste estudo, 88 estudantes do 7º. 8º, e 9º ano de uma escola básica do distrito de Beja com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, sendo que 48% são do sexo masculino, e 52 % do sexo feminino. Todas as dimensões de envolvimento parental foram realizadas em função do género e ano de escolaridade dos alunos, e habilitações académicas dos encarregados de educação. No geral os resultados revelaram que tanto os rapazes como as raparigas percecionam de maneira idêntica as práticas de envolvimento parental. Em relação às habilitações académicas dos encarregados de educação, os alunos percecionaram que, quer os pais tenham escolaridade baixa ou escolaridade elevada, as práticas familiares são idênticas. Por fim, foram verificadas diferenças em relação ao ano de escolaridade, uma vez que, segundo a literatura, á medida que o ano escolar aumenta, os jovens começam a ter uma certa autonomia face aos encarregados de educação.
ABSTRACT: This research to study the perceptions of students in relation to: the level of support from parents regarding homework in relation to communication about education, cultural mediation will be practiced by parents, and finally, in their school participation and extra-school exercised by parents . Several authors refer to the importance of student participation when the time to evaluate the involvement practiced by parents regarding educational practices. Listening to students is so essential, since these can cause changes either at school or at the household level. Participated in this study, 88 students from the 7th, 8th and 9th grade of an elementary school in the district of Beja aged between 12 and 17 years, and 48 % are male and 52 % female . All dimensions of parental involvement were conducted by gender and grade students, and educational qualifications of parents. Overall the results showed that both boys and girls perceive identically practices of parental involvement. Regarding the educational qualifications of parents, students perceive that whether parents have low education or high school, family practices are identical. Finally, differences were observed with respect to grade, since, according to the literature, as it will increase the school year, young people begin to have a certain autonomy from parents.
Descrição: Dissedrtação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2828
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15075.pdf1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.