Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2824
Título: O retraimento social e as competências sociais em crianças do pré-escolar
Autor: Barão, Andreia Maria do Rosário
Orientador: Veríssimo, Manuela
Palavras-chave: Retraimento social
Competências sociais
Pré-escolar
Social withdrawal
Social competence
Preschool
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo, estudar a relação entre o retraimento social e as competências sociais nas crianças do pré-escolar. Alguns estudos indicam que o retraimento social pode influenciar de forma negativa o desenvolvimento das competências sociais. Os participantes são 98 crianças (56 do sexo feminino e 42 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (M=4.84, DP=0.78), as respectivas educadoras e mães. Os dados sobre o retraimento social foram recolhidos pelas educadoras através da Escala de Comportamentos de Brincadeira Observados no Pré-escolar – ECBOP/PPBS (Coplan & Rubin, 1998, adaptado por Monteiro e Santos, 2012). Os dados da competência social foram recolhidos junto das mães através da Escala de Competência Social e Avaliação do Comportamento (LaFreniere & Dumas, 1996). Os resultados indicam, que a manifestação de comportamentos de retraimento está relacionado com uma baixa competência social por parte das crianças. Assim como, se evidenciou que os comportamentos de retraimento e as competências sociais não são afectados pelo sexo da criança.
ABSTRACT: This paper aims study the relation between social withdrawal and the social competencies in children of preschool. Some studies indicate that social withdrawal can affect in the negative way the social competencies development. The participants are 98 children (56 females and 42 males), with ages between 3 and 6 years old (M=4.84, DP=0.78), and their kindergarten teachers and mothers. The data about the social withdrawal were collected by the kindergarten teachers through The Preschool Play Behavior Scale– ECBOP/PPBS (Coplan & Rubin, 1998, adapted by Monteiro & Santos, 2012). The data about social competencies were collected from mothers through the SCBE-30 (LaFreniere Dumas, 1996). The results indicate that manifestation of withdrawal behaviors is related to low social competencies of the children. As well as, this study also showed that the withdrawal behavior and the social competencies are not affected by the gender of the child.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2824
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14780.pdf162,91 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.