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http://hdl.handle.net/10400.12/2802
Título: | Crenças dos/das educadores/as de infância relativas à educação matemática no pré-escolar |
Autor: | Cavaco, Miguel Ângelo Silva |
Orientador: | Ramalho, Glória |
Palavras-chave: | Crenças Educadores Matemática Pré-escolar Beliefs Educators Mathematics |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | ISPA - Instituto Universitário |
Resumo: | A importância das crenças e atitudes nas práticas dos educadores e dos
professores tem sido abordada por vários autores. Assim, Leder, Pehkonen e Toerner
(2002), Spodek (1987), e Benz (2010a, 2010b) mostraram que as crenças estão
associadas ao comportamento dos educadores na sua prática profissional e actuam como
um filtro para os conteúdos do domínio da matemática a explorar e a estimular com as
crianças.
Na continuidade do trabalho de Pereira (2012) pretendeu-se aqui identificar as
atitudes relativas à matemática dos educadores/as de infância bem assim como as suas
crenças relativas à matemática e a temas de educação matemática no pré-escolar. Por
outro lado procura-se discernir a eventualidade de possíveis diferenças entre as crenças
dos educadores de acordo com a idade das crianças na sala onde são titulares e de
acordo com a sua experiência profissional.
Inquiriram-se 234 educadores de instituições públicas e privadas. A informação
foi recolhida através do questionário original de Benz (2010a) traduzido para o
português.
Os resultados são em geral consistentes com os encontrados em Portugal por
Pereira (2012) e, na Alemanha, por Benz (2010): Os educadores valorizam mais o
aspecto aplicação da matemática quando se trata da natureza desta disciplina. No
entanto, relativamente aos restantes dois aspectos, os respondentes no presente estudo
valorizam mais o processo em detrimento do aspecto esquema, contrariamente aos
resultados já existentes.
Quanto à relação com a idade das crianças e com a experiência profissional dos
educadores, a evidência revela que os educadores que trabalham com as crianças de 4 a
5 anos consideram que desde do início, as crianças devem habituar-se a usar formas
rigorosas de cálculo e contagem Os educadores com menos anos de experiência
profissional tendem a considerar que a matemática só deverá ser explorada se as
crianças assim o desejarem, os educadores com mais anos de experiência valorizam na
educação matemática os resultados correctos e o “espírito investigador” das crianças. ABSTRACT: The importance of teachers’ attitudes and beliefs in their professional practices has been addressed by many authors. Leder, Pehkonen e Toerner (2002), Spodek (1987), e Benz (2010a, 2010b) have shown that beliefs are associated with educators’ practices and act as filters to the mathematical contents explored with children. Following Pereira (2012) work, the purpose was to identify preschool teachers’ attitudes towards mathematics as well as their beliefs with respect to mathematics education during preschool. Moreover, the eventual existence of differences among educators’ beliefs with respect to their professional experience and the age of their children in class was also scrutinized. Two hundred and thirty four teachers were addressed from public and private institutions. The information was collected by means of Benz (2010a) questionnaire, translated into portuguese. Results are consistent with Pereira (2012) in Portugal, and Benz (2010a) in Germany: Teachers value most the application aspect of mathematics. Differently from the previous studies, the second place in their valuing was process, and finally formalism. The evidence gathered shows that educators who work with 4-5 year-old children support that they should from early on get used to use rigorous ways of counting and computing. On the other side, less experienced teachers tend to consider that young children should only be explored by children whenever they want to. More experienced teachers value more correct results and the “research spirit” of children. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.12/2802 |
Aparece nas colecções: | PEDU - Dissertações de Mestrado |
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