Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2788
Título: O envolvimento e a experiência do pai em crianças/jovens com deficiência
Autor: Silva, Joana Rita Rufino Gaspar Santos
Orientador: Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Palavras-chave: Deficiência
Envolvimento paterno
Experiência paterna
Fathers experiences
Disabilities
Fathers involvement
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: O presente estudo procurou, por meio de uma abordagem qualitativa, compreender o envolvimento paterno e a experiência de ser Pai de uma criança com deficiência. Os participantes foram 9 pais de crianças com diferentes tipos de deficiência, cujas idades variam entre os 2 e 19 anos, sendo apenas uma do sexo feminino. Os pais tinham idades compreendidas entre os 37 e 52 anos, três deles tinham um único filho e os restantes dois ou mais filhos. Todos os participantes estavam envolvidos num projeto no âmbito da Associação PAIS-EM-REDE, direcionado para pai(s) de crianças com deficiência: Oficinas de Pais/Bolsas de Pais. A metodologia utilizada baseou-se nas histórias de vida, obtidas através de entrevistas semiestruturadas aos pais, com ênfase num aspeto particular da sua vida – o nascimento e educação do(a) filho(a) com deficiência. Por forma a compreender a funcionalidade da criança, foi pedido aos pais o preenchimento do Índice de Capacidades de Simeonsson e Bailey (1991). Dos resultados obtidos foi possível concluir que todos os pais participam ativamente nas rotinas dos filhos, sendo este envolvimento “condicionado” pelo facto de um dos pais não viver com a criança, bem como pela severidade da deficiência e idade da criança. Foi, também, possível evidenciar que, apesar de cada Pai ter uma experiência própria de relatar um conjunto de acontecimentos da sua história pessoal, apesar da variabilidade de deficiências dos seus filhos, alguns aspetos são comuns a todos os pais: reação ao diagnóstico, preocupações, participação ativa, dualidade de sentimentos, etc. É, no entanto, a particularidade de cada uma das experiências de vida que enriquece toda a dinâmica da envolvência e experiência paterna.
ABSTRACT: This study aims, through a qualitative approach, to understand fathers’ involvement and experience to be the Father of a child with disabilities. The participants were 9 fathers of children with different types of disabilities (age range 2-19 years), 8 male, 1 female. Fathers were aged between 37 and 52 years, three of them had only one child and the remaining had two or more children. All participants were involved in a project of Pais-Em-Rede Association, focused on parents of children with disabilities: Oficinas de Pais/Bolsas de Pais. The methodology used was based on the life stories obtained through semi-structured interviews with the fathers, with emphasis on a particular aspect of their lives - the birth and upbringing of the disabled child. In order to understand the child abilities, parents were asked to fill out the Abilities Index (Simeonsson & Bailey, 1991). From the results obtained with this study, we concluded that all parents actively participate in the routines of their children, although this involvement was "conditioned" by the fact that one of the parents does not live with the child, as well as the severity of the disability and the age of the child. It was also possible to evidence that, even though each father has a personal experience to describe a series of events in his personal history, despite the variability of the disabilities of their children, some aspects are common to all parents: reaction to the diagnosis, concerns, active participation, duality of feelings, etc. It is, however, the peculiarity of each of the life experiences that enriches the whole dynamic of paternal involvement and experience.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2788
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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