Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2781
Título: Bullying: A influência do suporte sócio-familiar no desenvolvimento de comportamentos
Autor: Nunes, Ana Cláudia Simões
Orientador: Leal, Isabel Pereira
Palavras-chave: Bullying
Adolescentes
Comportamentos agressivos
Percepção
Suporte familiar
Percepção suporte social dos amigos
Bullying
adolescents
Aggressive behaviours
Perception of family support
Perception of friends social support
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Os estudos recentes referem a existência de uma relação entre o comportamento de bullying e o suporte que os jovens recebem das suas famílias. Um ambiente familiar sentido como pouco afectivo ou demasiado rígido poderá aumentar a probabilidade da ocorrência de comportamentos agressivos. No que concerne aos factores de risco inerentes ao meio próximo, podemos identificar os seguintes o convívio com amigos e colegas desviantes e a rejeição pelos pares. Este estudo tem como principal objectivo analisar a relação entre a percepção que os jovens têm do seu suporte sócio-familiar e os diferentes tipos de comportamentos agressivos. Participaram, neste estudo, 286 estudantes da Escola Secundária Emídio Navarro, com média de idades de 16 anos (M = 15,60), a frequentar o 3º ciclo do ensino básico e secundário. Os estudantes preencheram um Questionário Sociodemográfico; a Escala de Auto-Avaliação da Agressão (Little, T. D., Jones, S. M., Henrich, C. C., & Hawley, P. H., 2003, versão experimental de Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013), a Escala de Percepção do Suporte Social Familiar (PSS-Fa, Procidano & Heller, 1983; versão experimental de Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013) e a Escala de Percepção do Suporte Social dos Amigos (PSS-Am, Kopperman, 2007; versão experimental de Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013). Os nossos resultados encontraram uma fraca relação entre o desenvolvimento de comportamentos agressivos e a percepção do suporte familiar. Contudo, as relações de amizade nesta fase do ciclo de vida e as formas de agressividade directa e relacional encontram-se associadas negativamente.
ABSTRACT: Recent studies have mentioned the existence of a relationship between bullying and the support adolescents receive from their families. A family environment perceived as being poorly affectionate or too strict may increase the likelihood of engaging in aggressive behaviours. Regarding the risk factors inherent in the environment, we can identify the following: interaction with deviant classmates and friends and peer rejection. The main goal of this study is the analysis of the relationship between young people’s perception of social support and the different types of aggressive behaviours. 286 students from Escola Secundária Emídio Navarro participated in this study, their ages averaging 16 years (M = 15,60). The participants filled a Sociodemographic Questionnaire, the Self-Assessment Scale of Aggression (Little, T. D., Jones, S. M., Henrich, C. C., & Hawley, P. H., 2003, experimental version by Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes,2013), the Scale of Perceived Social Support from Family (PSS-Fa, Procidano & Heller, 1983; experimental version by Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013), the Scale of Perceived Social Support from Friends (PSS-Am, Kopperman, 2007; experimental version by Gouveia, Leal, Cardoso, Sangalhos & Nunes, 2013). In our results we found a weak association between the onset and maintenance of aggressive behaviours and the perception of social support. Nonetheless, friendships during this stage in life, the direct and the relational forms of aggression are negatively associated.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2781
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17983.pdf422,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.