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Título: A força da proatividade na relação entre a satisfação na carreira e a empregabilidade
Autor: Ribeiro, Francisca Calheiros de Albuquerque Henriques
Orientador: Cesário, Francisco J. Santos
Palavras-chave: Proatividade
Satisfação com a carreira
Empregabilidade
Sucesso
Proactivity
Career satsifaction
Employability
Success
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo estudar o efeito mediador que a Proatividade possa ter na relação entre a Satisfação com a Carreira e a Empregabilidade. Assim, através do Modelo de Investigação proposto, foram testadas e confirmadas as seguintes condições prévias ao teste de mediação: 1) A Satisfação com a Carreira é preditora da Empregabilidade; 2) A Satisfação com a Carreira é preditora da Proatividade; 3) A Proatividade é preditora da Empregabilidade. Os resultados (N=348) deste estudo evidenciaram o efeito de mediação esperado por parte da Proatividade, tendo-se verificado um efeito parcial relativamente à Empregabilidade Interna e um efeito total em relação à Empregabilidade Externa. Estes resultados sugerem que, embora a Satisfação com a Carreira seja um importante fator para a perceção de Empregabilidade, os comportamentos e atitudes proativos ganham cada vez mais um papel preponderante na perceção das oportunidades laborais, sejam estas internas ou externas. Concluímos que os participantes, embora valorizem e apresentem Satisfação com a sua Carreira, têm uma perceção de que o mercado procura e oferece maior número de oportunidades, quando demonstrados comportamentos e atitudes de Proatividade.
ABSTRACT: The aim of the present study was to investigate the Proactivity’s mediating effect on the relation between Career Satisfaction and Employability. Thus, through the proposed Investigation Model, we tested and confirmed the following assumptions to the mediation test: 1) Career Satisfaction predicts Employability; 2) Career Satisfaction is a Proactivity predictor; 3) Proactivity predicts Employability. Our findings (N=348) indicate the expected mediating effect from Proactivity in our model, in particular, a partial and full mediating effect on Internal and External Employability, respectively. These results suggest that, although Career Satisfaction is an important factor to Employability perception, proactive behaviors and attitudes are gaining importance regarding the labor internal and external opportunities. Therefore, we conclude that, even though individuals value and present satisfaction towards their career, they have a perception that labor market is offering more opportunities when proactive behaviors are shown.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2772
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