Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2769
Título: Avaliação do impacto de um programa de intervenção de sensibilização à linguagem escrita
Autor: Rodrigues, Joana Filipa Bento Nunes Duarte
Orientador: Silva, Ana Cristina
Palavras-chave: Funcionalidade
Escrita inventada
Consciência fonológica
Crianças em idade pré-escolar
Programa de intervenção
Functionality
Invented spelling
Phonological awareness
Preschool aged children
Intervention program
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: O presente estudo pretende avaliar o impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita, com enfoque ao nível da funcionalidade, das escritas inventadas e da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar. Para avaliar a eficácia do programa realizou-se um delineamento quantitativo experimental, onde se procurou verificar o impacto que as actividades, intencionalmente desenvolvidas ao longo das sessões, tiveram na aquisição de competências relacionadas com a aprendizagem da linguagem escrita nas 19 crianças que compuseram o grupo experimental. A amostra deste estudo foi assim constituída por 34 crianças, 19 para o grupo experimental, sendo o grupo de controlo constituído por 15 crianças. Foram controladas as variáveis inteligência, conceptualizações e conhecimento do nome das letras. Este estudo contou com um momento de pré-teste e pós-teste, em que se procurou avaliar uma série de competências relacionadas com a aprendizagem da leitura e escrita, nomeadamente, a funcionalidade da linguagem escrita, a consciência fonológica e o número de fonetizações nas escritas infantis, e com um momento intermédio de intervenção constituído pelo programa de sensibilização à linguagem escrita, composto por 45 sessões ao longo de 15 semanas. A partir da análise dos resultados finais constatou-se que para o grupo experimental deu-se uma evolução significativa em todas as competências avaliadas do momento de pré para o pós-teste tendo este obtido valores significativamente superiores, em relação ao grupo de controlo, ao nível da apropriação da funcionalidade, do número de fonetizações correctamente estabelecidas e nos indicadores de consciência fonológica (análise silábica e classificação da sílaba e do fonema inicial), o que nos permitiu confirmar as hipóteses colocadas neste estudo.
ABSTRACT: The present investigation pretends to evaluate the impact of one program about sensibilization of the written language. It focused on the level of functionality of invented spelling and phonological awareness in children of preschool age. In order to evaluate the effectiveness of the program, a quantitative experimental design was performed. Attempts were made to verify the impact of the activities that were developed intentionally through the sessions, and if they had results on the acquisition of skills related to learning the written language, in 19 children who belonged to the experimental group. The sample of this investigation was 34 children, 19 for the experimental group and 15 for the controlled group. Variables like intelligence, understanding and knowledge of the name of the letters were controlled. This investigation considered moments of pre and post-test, which wanted to assess a range of skills relating to the learning of reading and writing. In particular, the functionality of the written language, phonological awareness and the number of the written phonetics, and also an intermediate point of intervention, which included the awareness of the written language consisting of 45 sessions over 15 weeks. From the analysis of the final results it was found that the experimental group had significantly evolved in all assessed skills from pre to post-test. Also, the experimental group obtained significantly higher values compared to the controlled group. This was relative to the level of the appropriation of functionality, the number of phonemes properly established and the indicators of phonological awareness (syllable analysis and classification of the initial syllable and phoneme), which allowed us to confirm the assumptions made in this study.
Descrição: Disertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2769
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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