Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2763
Título: Regulação emocional, experiência, expressão e controlo da raiva em adolescentes
Autor: Nunes, Ana Maria Nunes Martins Salvador
Orientador: Santos, António José
Palavras-chave: Adolescência
Regulação emocional
Raiva
Emotional regulation
Anger
Adolescence
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Considerando a importância da regulação emocional para o funcionamento adaptativo e para o desenvolvimento psicológico saudável e também as específicas necessidades de compreensão e regulação da raiva, emoção com funções adaptativas, mas também associada a doença e comportamentos agressivos, estranha-se a pouca investigação relativamente à adolescência, bem como os poucos instrumentos de avaliação destes constructos em adolescentes comparativamente aos adultos. Assim, o presente trabalho pretendeu estudar as estratégias e a qualidade da regulação emocional e a experiência, a expressão e o controlo da raiva em adolescentes, alunos do terceiro ciclo do ensino básico, e verificar a possibilidade de existência de diferenças significativas em função do sexo, da idade e do ano de escolaridade. Para tal, procedeu-se à tradução e adaptação dos instrumentos ERQ-CA e STAXI-NA e ao uso de uma versão portuguesa do ERICA, tendo sido aplicados a uma amostra de 170 adolescentes de uma escola secundária da área da grande Lisboa, dos 7º, 8º e 9º anos escolares. Verificouse a fiabilidade de todas as subescalas dos instrumentos, menos de uma, e a congruência das relações entre as subescalas com as dos instrumentos originais. Concluiu-se a influência significativa do sexo nas variáveis “Temperamento de raiva, “Expressão da raiva (in),“Raiva reativa” e “Responsividade situacional”, em favor das raparigas, e a influência significativa do ano de escolaridade nas variáveis “Controlo da raiva (in)” e “Reavaliação cognitiva”. Havendo diferenças nestes resultados, quanto à literatura, propõem-se estudos integrando também avaliação qualitativa, visando a obtenção de uma compreensão mais aprofundada, na adolescência, dos ditos constructos.
ABSTRACT: Considering the importance of emotional regulation for the adaptive functioning and healthy psychological development as well as the specific need of understanding and regulating anger, a type of emotion with adaptive functions, also associated with illness and aggressive behavior, it is strange to find scarce research regarding adolescence as well as very few assessment measures of these constructs in adolescents compared to adults. Thus, this work aimed at studying the strategies and the quality of emotional regulation and anger experience, anger expression and anger control in adolescents, students of the third cycle of basic education, to verify the possibility of finding significant differences according to gender, age and grade they are attending. To do this, we proceeded to the translation and adaptation of ERQ-CA and STAXI-NA and we used a Portuguese version of ERICA in the assessment of 170 adolescents from a secondary school in the outskirts of Lisbon, from the 7th, 8th and 9th grade. The reliability of all subscales, less than one, were confirmed and also the congruence of the subscales relations with the original measures. There were significant differences in the scales levels of “Anger-Trait temperament”, “Anger-Trait reaction”, “Anger-expression (in),” and "Situational responsiveness" where girls had higher scores than boys, and the results also pointed to grade interference in the scales levels of "Anger-control (in)" and “Reappraisal”. Since these results are somewhat different from those reported, we propose studies integrating qualitative assessment, in order to obtain a deeper understanding of the referred constructs in adolescence.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2763
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

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