Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/276
Título: O método Rorschach: Do adolescente ao risco, do risco ao adolescente
Autor: Albano, Carla Alexandra Mourão
Palavras-chave: Psicologia clínica
Adolescentes
Teste de Rorschach
Técnicas projectivas
Factores de risco
Adolescence
Rorschach test
Projective techniques
Risk factors
Data de Defesa: 2005
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: Este trabalho de investigação dedicou-se especialmente ao apuramento dos processos psicológicos que insinuam o funcionamento intra- e inter- psíquico do sujeito adolescente por meio do Método Rorschach (objectivo geral), em função de um objectivo específico: a compreensão dos processos psicológicos implicados nas expressões do Risco no processo de desenvolvimento adolescente, nos protocolos Rorschach, tendo-se exigido, para o efeito, a reunião de um conjunto de procedimentos dotados de especificidade conceptual e metodológica. Motivo pelo qual se definiu o sujeito psicológico enquanto objecto de estudo, dada a sintonização com as lógicas relativas à Psicologia Clínica. Neste sentido, constituiu-se: 1. um Referencial Teórico, resenha conceptual de autores, centrados no Processo de Desenvolvimento Adolescente, salientando-se aqueles que maior solidez exprimiram, abrindo caminho à sua reunião, numa composição unificada e dinâmica, que congregou um Olhar significado sobre o processo de desenvolvimento adolescente, processo de criatividade, transformação e consolidação, no e para o crescimento e o desenvolvimento do sujeito; 2. um alargado Conceito de Risco, que foi explorado teórica e conceptualmente, desmistificando e correlacionando o risco com o processo de desenvolvimento adolescente, atestando a participação do risco na totalidade do Ser e do Fazer psicológico do adolescente; 3. um conjunto de nove Parâmetros de Risco, fundamentados nos organizadores do processo de desenvolvimento adolescente, previamente examinado, em complementaridade com o Risco, também antecedentemente estudado; 4. um Método dominante, o Método Rorschach, subjugado ao Modelo de Transformações (Bion) e a uma lógica de (re)ligação, (re)criação e (re)simbolização, que convergiram a teoria e a técnica, a par de procedimentos de análise e de significação específicos, utilizados no estudo dos processos psicológicos do adolescente e dos parâmetros de risco inerentes ao mesmo, expressos no protocolo Rorschach. Momento em que se procedeu à análise, discussão e síntese dos resultados obtidos nos dois protocolos Rorschach de adolescentes (um feminino - a Sofia, e outro masculino - o Nuno, candidatos à licença de condução de motociclos), os quais integraram esta tese. No final, apresentou-se um Olhar definido e normativo deste Processo de Processos Adolescente e uma Grelha de Análise dos Protocolos Rorschach dos Adolescentes, especializada na expressão dos Parâmetros de Risco inerentes ao funcionamento intra- e inter- psíquico do adolescente.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/276
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM ALBA1.pdf12,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.