Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2722
Título: "Era uma vez um menino que tinha um sapo...": Desenvolvimento de competências narrativas nos primeiros anos de escolaridade
Autor: Pereira, Ana Rita Nunes Caeiro
Orientador: Fidalgo, Zilda
Palavras-chave: Competências narrativas
Estrutura da história
Complexidade linguística
Informação avaliativa
Narrative skills
Story grammar structure
Linguistic complexity
Evaluative information
Data de Defesa: 2008
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: O objectivo deste trabalho é estudar a evolução do desenvolvimento das competências narrativas, entre o pré-escolar e os primeiros anos escolares. Através da literatura existente é possível verificar que a maioria dos estudos realizados sugerem um desenvolvimento progressivo das competências narrativas ao longo dos anos. Neste estudo participaram 54 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado o livro Frog, where are you? (Mayer, 1969). As narrativas produzidas pelas crianças, foram analisadas, tendo por base o trabalho de Manhardt e Rescorla (2002), e considerando três dimensões da competência narrativa: estrutura da história, complexidade linguística, e informação avaliativa. Verificou-se com efeito que existe um aumento, com a idade, em alguns parâmetros das competências narrativas. Em relação à estrutura da história, verificou-se que as crianças de 9 anos demonstram em relação às crianças de 5 anos uma maior maturidade narrativa, revelada pelo relato de um maior número de componentes essenciais de uma história e de um maior número de elementos relativos a determinada cena. Relativamente à complexidade linguística, as crianças de 9 anos apresentam nos seus relatos, em relação às crianças de 5 anos, uma maior percentagem de unidades T complexas, maior extensão das orações subordinadas e uma maior adequação coesiva. No que diz respeito à informação avaliativa, verificou-se um aumento da informação avaliativa com a idade, entre os 7 e os 9 anos, nomeadamente na interpretação de determinada cena. Assim, os vários aspectos das competências narrativas não evoluem todos simultaneamente ao longo dos primeiros anos escolares.
ABSTRACT: The aim of this study is to understand the evolution of the development of narrative skills between pre-school and the first school years. Through the existing literature it is possible to confirm that the majority of studies suggest a progressive development of narrative skills throughout the years. 54 children with ages between 5 and 9 years old have participated in this study. For data collection the book Frog where are you? (Mayer, 1969) was used. The narratives produced by children, have been analyzed, based on the work of Manhardt and Rescorla (2002), according to three dimensions of narrative skills: story grammar structure, linguistic complexity and evaluative information. It was confirmed that there is an increase, along with age, in some parameters of the narrative skills. As far as the story structure is concerned, it was verified that 9 years old children have shown a larger narrative maturity than those of 5, revealed by the speech of a larger number of essential components of a story and a larger number of elements related to a particular scene. Concerning the linguistic complexity, 9 years old children show, in their description, a higher percentage of complex T units than those of 5, longer extension in subordinate sentences and a better cohesive adequacy. Regarding evaluative information, an increase of evaluative information with age was confirmed, between 7 and 9, namely in the interpretation of a particular scene. Therefore the several aspects of narrative skills don’t all develop the same way throughout the first school years.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2722
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15281.pdf152,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.