Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2716
Título: Avaliação da satisfação dos pais de crianças com síndrome de down em apoio no centro de desenvolvimento infantil
Autor: Miguel, Helena Margarida Oliveira Sameiro de
Orientador: Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Palavras-chave: Intervenção precoce
Avaliação de programas
Satisfação parental
Early intervention
Program evaluation
Parental satisfaction
Data de Defesa: 2008
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: A Intervenção Precoce, de um modo geral, poderá ser descrita como sendo uma rede integrada de serviços, apoios e recursos que visam dar resposta às necessidades e prioridades das famílias e às necessidades educativas especiais dos seus filhos. Assim, podemos dizer que a Intervenção Precoce tem, como base, a promoção do desenvolvimento da criança; a actuação ao nível preventivo e ao nível remediativo, quando há alterações no desenvolvimento; a identificação de competências e necessidades da família e a promoção da coordenação interserviços. Neste sentido, é extremamente importante que as práticas levadas a cabo pelos profissionais que prestam apoio às famílias, assim como os serviços prestados às mesmas, sejam avaliados. Em Portugal, a preocupação relativamente à qualidade dos apoios e serviços prestados pelas equipas de intervenção precoce tem aumentado favorecendo, desse modo, o aparecimento de mais estudos com carácter avaliativo. O estudo aqui apresentado tem como objectivo avaliar a satisfação das famílias apoiadas pelo serviço de intervenção precoce do Centro de Desenvolvimento Infantil – Diferenças. Da amostra deste estudo fizeram parte pais (mães = 27 e pais = 25). A satisfação parental foi avaliada através das respostas dadas pelos mesmos, em conjunto, ao “Questionário de Satisfação das Famílias”. Os resultados do “Questionário de Satisfação das Famílias” mostram que os pais estão globalmente, satisfeitos e que não existem diferenças significativas na satisfação das famílias apoiadas pelo serviço de intervenção precoce do Centro de Desenvolvimento Infantil – Diferenças, em função da idade das crianças (0-6 e 7-14) e de duas características do programa – pago ou gratuito e com apoio directo ou indirecto.
ABSTRACT: Early Intervention, in general, may be described as an integrated network of services, support and resources that aim to provide answers to the needs and priorities of families and the special educational needs of their children. Thus, we can say that Early Intervention has, as a main objective, the promotion of child development working at preventive or remedial levels, when there are development delays; the identification of skills and needs of the family and the promotion of interdepartmental coordination. The evaluation of the practices carried out by professionals who provide support to families, as well as early intervention agencies services is extremely important. In Portugal, the concern about the quality of support and services provided by early intervention teams has increased, thereby fostering the emergence of more evaluation studies in character. This study aims to assess the satisfaction of families supported by the department of early intervention from the Center of Child Development – Diferenças. The participants in this study were parents (mothers=27 and fathers=25). The parental satisfaction was evaluated through the answers given by both parents to a Portuguese version of the “European Parental Satisfaction Scale on Early Intervention”. The results of the “European Parental Satisfaction Scale on Early Intervention” show that families are satisfied with service provision and they also show that, there is no significant difference in the satisfaction of the families supported by early intervention service in Center of Child Development – Diferenças, according to the age of their children (0-6 or 7-14) or two program characteristics (payment/free and direct versus indirect support).
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2716
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