Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2655
Título: Ensino do sistema Access: Aprendizado a distância e presencial
Autor: Dotta, Edivani Aparecida Vicente
Garcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso
Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini
Palavras-chave: Educação a distância
Educação em odontologia
Aprendizagem
Education distance
Education dental
Learning
Data: 2009
Editora: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Citação: Revista de Odontologia da UNESP, 38, 273-279
Resumo: o objetivo deste estudo foi comparar o aprendizado do sistema Microsoft Office Access®, por meio de educação a distância e presencial. Alunos do 4º ano de graduação em Odontologia foram divididos em dois grupos, durante três anos. O curso de educação a distância utilizou sistema Microsoft Office PowerPoint®. O presencial utilizou os mesmos módulos do curso a distância, porém apresentado por um professor. O instrumento de análise empregado, o critério e a correção foram os mesmos para os dois métodos de ensino, sendo atribuídas a cada aluno notas de 0 a 10; a nota final foi por média aritmética. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparação do ensino a distância e presencial nos diferentes anos. Para comparação do desempenho das diferentes turmas (2004, 2005 e 2006) no ensino a distância e no ensino presencial, utilizou-se teste de Kruskal-Wallis. Em 2004, houve diferença estatisticamente significante entre as notas dos alunos nos diferentes métodos de ensino, com melhor desempenho para o curso presencial. Em 2005, uma diferença estatística não-significante entre os dois métodos foi observada. Em 2006, houve diferença estatística significativa, destacando-se o ensino a distância. As vantagens mais relatadas do ensino a distância foram horário flexível, liberdade de aprendizado e possibilidade de revisão de conteúdo. A vantagem do curso presencial apontada foi a presença do professor para a resolução imediata de dúvidas. Assim, entende-se que apesar de a técnica de ensino a distância ter sido implementada recentemente, os alunos apresentaram familiaridade com a mesma, cabendo ao professor a liberdade de escolha da melhor forma de ensino para atingir seus objetivos.
ABSTRACT: the purpose of this study was to compare the Microsoft Office Access® system using the distance learning and presential education. Fourth-year Dentistry students were divided into two groups, during three years. The distance learning method used the Microsoft Office PowerPoint® system. The presential teaching method used the same modules of distance learning.The criteria analysis and correction were the same for both methods. Mann-Whitney test was used to compare distance learning and presential education in the different years. Kruskal-Wallis test was used to compare the performance of the different groups in distance learning and presential teaching. In 2004, significant statistical difference was verified between the students score in the different teaching methods, standing out the presential. In 2005, no significant statistical difference was observed between the two methods. In 2006, there was significant statistical difference between teaching modalities with emphasis to the distance learning. The advantages of the distance learning were: flexible schedule, learning in freedom and possibility of revision classes. The advantage of the presential method was the teacher’s presence for immediately resolving doubts. Thus, it is understood that although the technique of distance education have been implemented recently, students had familiarity with it, and the teacher the freedom to choose the best form of education to achieve their goals.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2655
ISSN: 1807-2577
Aparece nas colecções:UIPS - Artigos em revistas internacionais

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