Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2615
Título: Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: Um percurso individualizado na trissomia 21
Autor: Silva, Ana Irina Teixeira Rodrigues da
Orientador: Pereira, Miguel Leite Borges da Mata
Palavras-chave: Programa de intervenção à medida
Conflito cognitivo
Evolução conceptual sobre a escrita
Trissomia 21
Adapted intervention program
Cognitive dissonance
Written language skills
Down syndrome
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: O presente estudo teve como objectivo a compreensão e o desenvolvimento da linguagem escrita de uma jovem de 16 anos com Trissomia 21. Antes da intervenção ser realizada, a participante deste estudo encontrava-se num nível conceptual de escrita grafo-perceptivo. As produções escritas da participante foram avaliadas num pré-teste e num pósteste. Nestas duas fases, as escritas inventadas por parte da participante foram avaliadas de acordo com os critérios definidos por Alves Martins (1994). No período compreendido entre o pré-teste e o pós-teste, foi elaborado um programa de intervenção à medida, construído de forma a induzir a reestruturação do nível conceptual de escrita da participante. Neste programa de intervenção, constituído por dez sessões, a participante foi convidada a escrever algumas palavras e comparar a sua escrita com outras de um nível conceptual superior. Este último exercício incluiu uma avaliação comparativa das duas escritas em questão, no qual a participante identificou a escrita correcta e justificou a sua decisão. O conflito cognitivo criado teve o objectivo de conduzir a participante a reflectir sobre os sons e letras que constituem as palavras, e ao estabelecimento de relações letra/som. Objectivos específicos foram sendo adaptados e delineados com o decorrer das sessões. Os resultados indicam uma evolução conceptual da escrita da participante para um estado intermédio entre o nível inicial e o nível silábico sem fonetização. Este programa de intervenção aplicado a uma jovem com Trissomia 21 corrobora os estudos que postulam a eficácia deste tipo de intervenção em crianças de idade pré-escolar.
ABSTRACT: The core of this study was the comprehension and development of the written language skills of a sixteen-year-old female with Down Syndrome. Before the intervention program took place, the participant of this study was at the pre-syllabus level, in relation to her written skills. There were two evaluation periods of her written work comprising a test both before and after the intervention program was carried out. The evaluation was based on the criteria established by Alves Martins (1994). In the period between the two evaluations, it was established an intervention program adapted to the participant skills, which aimed at a restructure and improvement of the latter. The intervention program comprised ten sessions, where the participant was encouraged to write twelve words, and sequentially she was asked to compare her written work with others of a higher conceptual level. In this last type of exercise, it was included a comparative evaluation of the two different writings, in which the participant identified the correct writing form, and where decisions had to be justified. The cognitive dissonance created, lead to an analysis by the participant of the different sounds and letters of which words are constituted by and to establish parallels between sounds and letters. The intervention program was a dynamic process where immediate goals and long-term targets were adapted and redesigned as the sessions went by. The results indicate a solid progress in the participant's written language skills from a pre-syllabus level to an intermediate stage before the syllabus level. This intervention program applied to a teenager with Down Syndrome, and its success, are in accordance to the efficiency demonstrated by this type of interventions in children aged three to five.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2615
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14939.pdf18,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.