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Título: Um novo olhar sobre jovens com síndrome de down: A percepção de jovens e seus pais acerca do suporte familiar e social
Autor: Fernandes, Ana Rita Alves Coelho
Orientador: Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Palavras-chave: Síndrome de down
Adolescência
Auto-percepção
Down syndrome
Adolescence
Self-perception
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Este trabalho visa compreender a percepção que os jovens com síndrome de Down têm acerca do suporte social, familiar e de amizades que possuem, e compará-las com a dos seus pais. Actualmente existem poucos estudos que nos permitam compreender o significado da Síndrome de Down, no que respeita à auto-percepção que estes jovens têm sobre as suas competências sociais e sobre a sua rede de interacção e suporte. Sendo a inserção adequada destas crianças no seu contexto sociocultural de extrema importância para a sua adaptação, bem-estar e desenvolvimento, perceber se estes jovens têm determinadas percepções, afigura-se de grande relevância para a intervenção com os próprios jovens, para os seus pais e para os profissionais que com eles trabalham. Para o efeito foi aplicada, quer nos jovens com síndrome de Down como aos seus pais, uma escala de 15 itens que avalia as dimensões essenciais do estudo. Foi efectuada uma análise estatística cujos resultados vieram comprovar que estes jovens possuem competências como a auto percepção e auto estima e que, na maioria dos itens, as respostas dos jovens foram opostas às dos seus pais. Assim sendo pode concluir-se que os jovens com síndrome de Down têm capacidades que os seus pais desconhecem, mas que principalmente a sociedade desconhece ou não quer conhecer.
ABSTRACT: This study aims to understand the perception that young people with Down syndrome have about social support, family and friends they have, and compare it the perception of their parents. Nowadays there are few studies that allow us to understand the meaning of Down syndrome in relation to the self-perception that these young people have on their social skills and on their network interaction and support. Being the proper insertion of these children in their sociocultural context of extreme importance for adaptation, welfare and development, realize that these young people have certain perceptions, it is of great relevance for intervention with young people, their parents and for those professionals who work with them. To this end a scale of 15 items was applied that assess the key dimensions of the study, both for young people with Down syndrome, as their parents. We performed a statistical analysis and those results have demonstrated that these young people have skills such as self-awareness and self-esteem, and that in most items, the responses of young people were opposed to their parents. Therefore it can be concluded that young people with Down syndrome have abilities that their parents are not aware off, but that society mainly don´t known or not even want to know.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2600
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