Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2582
Título: A inteligência emocional o desempenho e a satisfação laboral em funções comerciais
Autor: Aveleira, José João Cerveira Bento
Orientador: Cesário, Francisco J. Santos
Palavras-chave: Inteligência emocional,
Desempenho no trabalho,
Satisfação laboral
Emotional intelligence
Job performance
Job satisfaction
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA -Instituto Universitário
Resumo: O objetivo central da presente investigação é a análise da relação entre a Inteligência Emocional o Desempenho no Trabalho e a Satisfação Laboral em funções comerciais. No presente estudo, utilizou-se uma amostra, não-probabilística por conveniência, de 60 participantes em funções comerciais. A avaliação da Inteligência emocional foi feita pelo EQ-I,- Emotional Quotient Inventory- (Bar-On, 1997). A Satisfação Laboral foi avaliada com recurso à versão reduzida do Satisfacción Laboral (S10/12) – (Meliá & Peiró (1998) e para avaliar o Desempenho no Trabalho recorreu-se a um critério de avaliação definido previamente pela organização onde foi conduzida a recolha de dados. Os resultados obtidos sugerem que existe uma relação positiva entre a inteligência emocional e a satisfação laboral, não tendo sido observada qualquer relação entre IE e a variável desempenho no trabalho.
The central objective of this research is to examine the relationship between Emotional Intelligence on Job Performance and on Job Satisfaction in commercial functions. In the present study, we used a non-probabilistic convenience sample of 60 participants in commercial functions. The assessment of Emotional Intelligence was taken by EQ-I - Emotional Quotient-Inventory (Bar-On, 1997). The job satisfaction was assessed using the short version of Job Satisfaction (S10/12) built by Meliá and Peiro (1998) and to evaluate the Job Performance resorted to an evaluation criteria previously defined by the organization where the collection was conducted data. The results suggest that there is a positive relationship between emotional intelligence and job satisfaction, although it wasn’t observed any relation between IE and the variable job performance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2582
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