Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2577
Título: Normas sociais e discriminação em estudantes universitários
Autor: Barros, Valter Fortes de
Orientador: Pereira, Maria Gouveia
Palavras-chave: Normas sociais
Meritocracia
Igualitarismo
Discriminação racial
Social norms
Meritocracy
Egalitarianism
Racial discrimination
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: O estudo analisa a relação das normas sociais (igualitarismo e meritocracia) com a discriminação, num contexto de seleção de emprego. Foram testadas as hipóteses de: quando os sujeitos são primados com a norma igualitária, discriminam significativamente menos as candidatas imigrantes, do que quando os sujeitos são primados com a norma meritocratica (1); quando as três candidatas (imigrantes e portuguesa) têm iguais qualificações, os sujeitos selecionam significativamente menos as candidatas imigrantes do que a portuguesa (2); quando as qualificações de uma das candidatas imigrantes são mais elevadas, não há discriminação dessa candidata imigrante (3). O teste das hipóteses foi realizado num estudo (N=150) em que após as normas sociais serem manipuladas através de primação, foi medida a discriminação da candidata imigrante através da sua seleção ou não. Os resultados não demonstraram a relação entre as normas sociais do igualitarismo e meritocracia na discriminação; revelaram que, quando as três candidatas têm iguais qualificações, os sujeitos selecionam significativamente menos as candidatas imigrantes, do que a candidata portuguesa, e que, quando as qualificações de uma das candidatas imigrantes são mais elevadas, não há discriminação dessa candidata imigrante. Assim, os resultados parecem indiciar que nas situações onde a resposta anti-racista não é evidente (e.g. condição onde três candidatas têm iguais qualificações), os sujeitos tendem a discriminar os imigrantes, e que nas situações em que a resposta anti-racista é evidente (e.g. condições onde a candidata imigrante tem mais qualificações que as restantes), os sujeitos não discriminam a que tem mais qualificações, independentemente se é imigrante ou não.
ABSTRACT: The study analyses the relationship of social norms (egalitarianism and meritocracy) discrimination in the context of job selection. We tested the following hypothesis: when subjects are primed with standard egalitarian discriminate the candidates immigrants significantly less than when subjects are primed with standard meritocratic (1), when the three candidates (Portuguese and immigrants) have equal qualifications , subjects select the candidates immigrants significantly less than the Portuguese (2), when one of the qualifications of candidates immigrants are higher, there is no discrimination that immigrant candidate (3). The hypothesis test was performed in one study (N = 150) where after societal norms be manipulated through priming was measured discrimination by the candidate immigrant of selected or not. The results showed no relationship between the social standards of egalitarianism and meritocracy in discrimination; revealed that when the three candidates have equal qualifications, subjects select the candidates immigrants significantly less than the Portuguese candidate, and that when the qualifications of one of the candidates immigrants are higher, there is no discrimination that immigrant candidate. The results seem to indicate that in situations where the anti-racist response is not evident (eg condition where three candidates have equal qualifications), subjects tend to discriminate against immigrants, and in situations where the answer is obvious anti-racist (eg conditions where immigrant candidate has more qualifications than the rest), the subjects did not discriminate who has more qualifications, whether they are immigrants or not.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2577
Aparece nas colecções:PSOC - Dissertações de Mestrado

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