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Título: “Com os erros, aprende-se” - Um estudo sobre a importância da revisão textual na melhoria da qualidade das produções textuais dos alunos, ao nível ortográfico e coesão textual
Autor: Figueiredo, Telma Sofia Chibeles
Orientador: Silva, Ana Cristina
Palavras-chave: Produção textual
Ortografia
Coesão textual
Textual productions
Spelling
Textual Cohesion
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: A presente investigação teve como objectivo verificar os efeitos da revisão sobre os processos de produção textual, ao nível ortográfico e de coesão textual e, assim, comparar e analisar o efeito das estratégias induzidas nos diferentes grupos experimentais. Visto tratar-se de um estudo de intervenção, um dos objectivos consistia em melhorar a qualidade das produções textuais dos participantes dos dois grupos experimentais, tanto ao nível ortográfico, como de coesão. Foram seleccionados 59 crianças de 3º e 4º anos de escolaridade, pertencentes a duas turmas do 3º ano e duas de 4º ano, e controladas a variável nível cognitivo e desenvolvimento da linguagem. A intervenção experimental decorreu ao longo de quinze sessões semanais, com a duração de 90 minutos cada. A tarefa do participante consitia em fazer a revisão do seu próprio texto, tendo em conta os erros assinalados e a grelha fornecida, com o objectivo de o aperfeiçoar. A diferença entre os dois grupos experimentais consistiu no tipo de orientação dada aos participantes (orientação específica com feedback imediato ou orientação sem feedback específico). Concluiu-se que, no que respeita ao domínio da ortografia e da coesão textual, a revisão com feedback não produziu efeitos significativamente superiores à orientação sem feedback. Mas verificou-se uma diminuição de erros nos dois níveis em ambos os grupos experimentais, ou seja, verificou-se uma melhoria na qualidade de produções textuais.
ABSTRACT: This research aimed to verify the revision effects on the textual production processes, at the spelling and cohesion levels and, therefore, compare and anlyse the effect of induced strategies in the different experimental groups. Since this is a study of intervention, one of the goals consisted in improving the qualify of the subjects textual production of both experimental groups, in spelling and textual cohesion. Fifty-nine childrens from 3rd and 4th grade were selected, belonging to two classes from 3rd and two classes from 4rd grade, and variables at the cognitive level and language development were controlled. The experimental intervention was held in15 weekly sessions, lasting 90 minutes each. The subject’s task consisted in reviewing his own text, taking into consideration the market mistakes and the grid provided, with the aim of improving the text. The difference between the two experimental groups consisted in the kind of guidance given to the subjects (specific orientation with instant feedback or orientation without specific feedback). The study concluded that, the spelling proficiency and textual cohesion, reviewing with specific orientation produced significantly higher effects and that the instant feedback and instant feedback did not produced significantly higher effects than orientation without specific feedback.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2576
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