Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2575
Título: Literacia familiar: Relações entre práticas, auto-eficácia e concepções parentais de papel
Autor: Afonso, Ricardo Jorge Gomes
Orientador: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Envolvimento parental
Literacia familiar
Práticas de literacia familiar
Autoeficácia parental
Concepções parentais de papel
Parental involvement
Home literacy
Home literacy practices
Parental selfefficacy
Parental role beliefs
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Esta investigação teve como objectivo estudar eventuais relações entre: a) autoeficácia parental e as práticas de literacia familiar e; b) concepções parentais de papel e as práticas de literacia familiar, tendo como suporte conceptual o modelo de envolvimento parental de Hoover-Dempsey (1995), em famílias de crianças com idade pré-escolar. Participaram 110 pais, cujos filhos estavam a 1 ano de ingressar no ensino escolar. A recolha de dados realizouse através de uma amostragem feita por conveniência e efectuou-se indo a jardins-de-infância nas região de Oeiras/Lisboa. Os pais são de estatuto socioeconómico e habilitações académicas diversificados. Os dados foram recolhidos através das respostas dos pais a três questionários tipo Likert que aferiam a frequência das práticas de literacia familiar (dia-a-dia, entretenimento e treino), a autoeficácia parental e as concepções parentais de papel. Verificaram-se associações positivas entre a autoeficácia parental e todas as práticas de literacia presentes no estudo, bem como associações diferenciadas entre as dimensões das concepções parentais de papel e as práticas de literacia familiar, nomeadamente, os pais com crenças holísticas reportaram uma associação significativa com os três tipos de práticas, os pais com crenças tecnicistas reportaram uma relação importante só com as práticas de treino, ao passo que os pais que valorizam actividades relacionadas com a leitura de histórias referiram associações positivas apenas com as actividades de entretenimento.
ABSTRACT: The purpose of this research was to study the potential relations between: a) parental selfefficacy and home literacy practices and; b) parental role beliefs and home literacy practices in the conceptual light of the parental involvement model of Hoover-Dempsey e Sandler (1995), in families with preschool aged children. The number of participants in the study was 110 parents with children one year away from entering school. Data was collected through a convenience sample in kindergartens throughout the region of Oeiras/Lisboa. The parental SES and academic education are diversified. Results were gathered through parent responses to three Likert type questionnaires that accessed the home literacy practices frequency (everyday, entertainment and training), parental self-efficacy and parental role beliefs. Trough data analyses was possible to observe significant associations between parental self-efficacy and all home literacy practices, as well as differentiated associations between dimensions of parental role beliefs and home literacy practices, namely, parents with stronger holistic views reported important relations with all three practice types investigated, whereas parents with stronger skills-based views had important associations only with training practices and parents with stronger story reading views had important associations only with entertainment practices.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2575
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
13174.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.