Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2552
Título: Motivação e hábito de leitura: Caracterização da motivação e relação dos hábitos de leitura, nos estudantes do segundo ciclo (5º ano)
Autor: Famoroso, Conceição António
Orientador: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Hábitos de leitura
Motivação
Desempenho escolar
Reading habits
Motivation
School performance
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Hoje em dia, a leitura é algo imprescindível na comunicação humana, em particular, a motivação e os hábitos de leitura são indispensáveis para um bom desempenho escolar, bem como para uma cidadania responsável. Torna-se então importante que desde cedo, as crianças tenham contacto com a leitura, para que ao longo do seu crescimento, tanto a sua motivação como as suas práticas de leitura, sejam positivas e valorizadas. O principal objectivo desta investigação é perceber qual o papel que a componente motivacional desempenha na competência de leitura dos alunos do 5º ano de escolaridade. Assim, a partir da avaliação da motivação e dos hábitos de leitura destes alunos, procurou-se responder à seguinte questão: Será que as crianças com hábitos de leitura estão mais motivadas e apresentam melhor desempenho escolar? A metodologia de análise é do tipo correlacional/diferencial, e participaram nesta investigação 110 crianças do 5º ano de escolaridade. Foram aplicados dois questionários, um ligado à motivação para a leitura e outro aplicado aos hábitos de leitura. A partir dos resultados obtidos nesta investigação concluiu-se que os hábitos de leituras não influenciam significativamente as notas dos alunos, na motivação para a leitura não existem diferenças significativas entre género, ainda que exista um ligeiro aumento na média da motivação das raparigas, e quanto maior é a motivação, maiores são os hábitos de leitura. Estes resultados vão de encontro aos resultados obtidos em investigações anteriores.
ABSTRACT: Nowadays, reading is something essential in human communication, in particular, motivation and reading habits are essential for better school performances as well for a responsible citizenship. It’s important for children to have contact with reading from the earliest years, so that along with the growth, both motivation and reading practices will be positive and valued. The main objective of this investigation is to understand what’s the role that motivational component plays in reading competence of students in the 5th grade. Thus, based on the evaluation of motivation and reading habits of these students, we attempted to answer to the following question: Do children with reading habits are more motivated and have better school performances? The methodology is the correlational/differential type, and 110 children of the 5th grade participated in this investigation. Two questionnaires were used, one connected to the reading motivation and another applied to reading habits. Based on the results obtained in this investigation it was found that reading habits didn’t meaningfully effect students' grades, there aren’t significant differences between genders in reading motivation, although there’s a slight increase in the average motivation of girls, and how greater is the motivation, higher are the reading habits. These results tend to agree with the results obtained in previous investigations.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2552
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14388.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.