Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2538
Título: Conhecimento odontológico e comportamento de retorno de escolares em função do tipo de instituição (pública ou privada)
Autor: Garcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso
Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini
Cezare, Luciana
Bonan, Roberta Ferreti
Pinto, Luciana de Rezende
Derceli, Juliana dos Reis
Palavras-chave: Higiene bucal
Saúde bucal
Pré-escolar
Oral hygiene
Oral health
Preschool
Data: 2010
Editora: Universidade Federal da Paraíba
Citação: Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, 10, 169-175
Resumo: Objetivo: Avaliar o conhecimento odontológico e comportamento de retorno de escolares em função do tipo de instituição (pública ou privada). Método: A amostra foi composta por 800 crianças matriculadas de 5ª a 8ª série, do ensino fundamental. O instrumento de análise baseou-se em um questionário, composto por questões abertas, tornando possível a multiplicidade de informações, evitando o direcionamento das respostas e a distorção dos resultados. O seu conteúdo abordou questões relativas ao último retorno, tipo de retorno praticado, importância do mesmo e conhecimento sobre a cárie dental e doença periodontal. Realizou-se análise estatística descritiva. Para o estudo da associação utilizou-se o teste Qui-quadrado (X2), com nível de significância de 5%. Resultados: Observou-se diferença significativa entre os estudantes das diferentes instituições com relação ao tempo (p=0,001) e principal motivo (p=0,001) da última visita ao dentista, conhecimento sobre a necessidade de visitar o dentista rotineiramente (p=0,001), sobre a importância do retorno periódico (p=0,001) e frequência dos mesmos (p=0,001), sobre a cárie dental (p=0,001) e doença periodontal (p=0,001). Conclusão: Os adolescentes apresentaram conhecimento odontológico e comportamento de retorno distintos, segundo o tipo de instituição de ensino.
Objective: To evaluate the dental knowledge and attendance of elementary schoolchildren according to the type of institution (public or private). Method: The sample was composed of 800 children from the 5th to 8th grades of the elementary education. The research instrument was a questionnaire composed of open questions referring to the last recall visit, type and importance of the recall visit, and knowledge of dental caries and periodontal disease. Descriptive statistical analysis was done and the chisquared test was used with a significance level of 5%. Results: There was statistically significant difference between the students from the different institutions regarding the time (p=0.001) and main reason (p=0.001) of the last visit to the dentist, knowledge of the need of periodic visits to the dentist (p=0.001), importance (p=0.001) and frequency (p=0.001) of periodic recalls, and knowledge of dental caries (p=0.001) and periodontal disease (p=0.001). Conclusion: The adolescents presented different dental knowledge and attendance, according to the type of teaching institution.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2538
ISSN: 1519-0501
Aparece nas colecções:UIPS - Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PBOCL_10_169-175.pdf158,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.