Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2530
Título: Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: Conceitos e desafios
Autor: Loureiro, Luís Manuel de Jesus
Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz
Barroso, Teresa Maria Mendes Dínis de Andrade
Santos, José Carlos Pereira dos
Oliveira, Rui Aragão Gomes
Ferreira, Ricardo Oliveira
Palavras-chave: Literacia
Saúde mental
Adolescentes
Jovens
Literacy
Mental health
Adolescents
Youth
Alfabetización
Salud mental
Adolescentes
Jóvenes
Data: 2012
Editora: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Citação: Revista de Enfermagem Referência, 3 (6), 157-166
Resumo: A literacia em saúde entendida enquanto constelação de competências cognitivas, sociais e capacidades que permitem aos indivíduos aceder, compreender e usar informação no domínio da saúde, tem ao longo da última década sido perspetivada como dimensão fundamental para os programas de promoção da saúde e prevenção das doenças mentais. Neste artigo é apresentado e analisado criticamente o conceito de literacia em saúde e literacia em saúde mental, discutindo a sua abrangência e aplicabilidade, de acordo com os desafios emergentes e que se colocam aos programas de educação e sensibilização para a saúde mental de adolescentes e jovens. Porque a literacia tem tanto de relevância quanto de complexidade (Nutbeam, 2009), apresenta-se também um modelo de literacia em saúde, bem como os principais conceitos com este relacionado, nomeadamente: educação para a saúde, promoção da saúde e comunicação em saúde. Debate-se ainda a extensibilidade desta temática no âmbito das novas ferramentas ao serviço da promoção da saúde como é o caso da web e do seu potencial e utilidade no incremento da literacia em saúde mental de adolescentes e jovens.
ABSTRACT: Health literacy, understood as a constellation of cognitive and social skills and competences that allow individuals to access, understand and use information in the health domain, has been, during the last decade, viewed as a fundamental dimension of health promotion and mental illness prevention programmes. In this article, the health literacy concept and mental health literacy are presented and critically analyzed, discussing their scope and applicability, in terms of the emerging challenges that are placed on mental health education and sensitization programs for teenagers and young people. Because literacy is as relevant as it is complex (Nutbeam, 2009), a health literacy model is also presented, as well as the principal concepts related to it, namely: health education, health promotion and health communication. The extension of this theme to the area of new tools at the service of health promotion is also debated, as in the case of the Web and its potential and utility in increasing the mental health literacy of teenagers and young people.
RESUMEN: La literacía de la salud se entiende como siendo el conjunto de habilidades cognitivas, sociales y capacitaciones que les permiten a las personas acceder, comprender y utilizar la información en el área de la salud. Esta ha sido enfocada en la última como siendo una dimensión fundamental en los programas de promoción de la salud y de prevención de enfermedades mentales. Este artículo presenta y analiza críticamente el concepto de literacía de la salud y de la salud mental, y razona su alcance y su aplicabilidad, en consonancia con los desafíos emergentes y aquellos que se les colocan a los programas de educación y sensibilización sobre la salud mental de adolescentes y jóvenes. Ya que la literacía tiene tanta importante como complejidad (Nutbeem, 2009), se presenta también un modelo de literacía de la salud, así como aquellos conceptos clave relacionados con ella, es decir: la educación para la salud, la promoción y la comunicación de la salud. Se cuestiona, asimismo, la capacidad de ampliación de esta cuestión en el contexto de las nuevas herramientas para la promoción de la salud, tales como Internet, y su potencial y utilidad en la mejora de los conocimientos sobre la salud mental de los adolecentes y jóvenes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2530
ISSN: 0874-0283
Aparece nas colecções:PSAU - Artigos em revistas nacionais
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