Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2519
Título: Intervenção em perturbação de ansiedade generalizada em crianças, através de técnicas em grupo - Estudo experimental
Autor: Ribeiro, Catarina Duarte das Fontes
Orientador: Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
Palavras-chave: Ansiedade
Crianças
Grupo
Programa de intervenção
Anxiety
Children
Group
Intervention program
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: As perturbações de ansiedade assumem particular importância quando é possível verificar que se posicionam em segundo lugar, a nível mundial, na categoria das perturbações mais prevalentes em crianças e adolescentes. Partindo desta premissa, é urgente que existam respostas no Sistema Nacional de Saúde, que incidam sobre esta problemática, de forma a responder às necessidades da população. Este estudo pretende avaliar a eficácia de um programa de intervenção dirigido a crianças dos 9 aos 11 anos de idade, com diagnóstico de Perturbação de Ansiedade Generalizada. Foi utilizada uma amostra de 20 crianças, inscritas em escolas públicas do distrito de Lisboa, sendo que 10 formaram o Grupo Experimental e as restantes 10 formaram o Grupo de Controlo. Ambos os grupos foram submetidos a dois momentos de avaliação, onde também foi necessária a participação dos respectivos Encarregados de Educação. Entre as duas fases de avaliação, o Grupo Experimental foi submetido às sessões do Programa em avaliação. Foram consideradas as variáveis Depressão, Stress, Ansiedade no Encarregado de Educação, Comportamento, Manifestações Somáticas e factor g, para análise dos resultados, assim como a comparação entre Grupo de Controlo e Grupo Experimental. Os instrumentos considerados para a avaliação destas variáveis foram a Escala de Ansiedade Depressão e Stress para Crianças, Inventário Ansiedade Estado e Traço- STAI-Y, o Questionário de Capacidades e Dificuldades, Inventário da Notação Social da Família (Graffar Adaptado), as Matrizes Coloridas Progressivas de Raven e um Questionário Sociodemográfico. Foram concluídas diferenças estatisticamente significativas na dimensão Ansiedade, pré e pós-programa e, entre o Grupo Experimental e o Grupo de Controlo. O Grupo de Controlo não apresentou diferenças significativas nos seus resultados pré e pós-programa. Os resultados pré e pós-programa, no Grupo Experimental, mostraram não haver diferenças significativas entre a variável Depressão e Stress. No que diz respeito ao estudo dos comportamentos, emoções e relações interpessoais, no Grupo Experimental, apenas foi encontrada uma diferença significativa nos resultados pré e pós-programa na Escala de Sintomas Emocionais. vi Não foi encontrada uma relação significativa entre a Ansiedade dos participantes do Grupo Experimental, pré-sessões, e a Ansiedade dos respectivos Encarregados de Educação, uma vez que rs=0,12, considerado praticamente nulo. Já na relação estudada entre factor g e a Ansiedade dos participantes, também pré sessões, no Grupo Experimental, foi encontrada uma forte correlação entre as variáveis, ilustrada por rs=0,601.
ABSTRACT: Anxiety Disorders are particularly important when it is possible to verify they rank second place, globally, in the category of most prevalence disorders in children and adolescents. On this assumption, there is an urgent need for solutions in the National Health System that will focus on this issue, in order to meet the needs of the Portuguese population. This study aims to assess the effectiveness of an intervention program, aimed at children from 9 to 11 years old, diagnosed with Generalized Anxiety Disorder. A sample of 20 children, that attend public schools in Lisbon, were split into two groups, 10 children formed the Experimental Group and the other 10 formed the Control Group. Both groups were submitted to two stages of evaluation, which also required the participation of their Guardians. Between the two phases of evaluation, the Experimental Group was subjected to sessions of the program under evaluation. Several variables were considered: Depression, Stress, the Guardian’s level of Anxiety, Behavior, Somatic Manifestations and g factor, for the analysis of the final results, as well as the comparison between the Control Group and the Experimental Group. The instruments considered for the evaluation of these variables were the Anxiety, Depression and Stress Scale (EADSC-21), the State and Trait Anxiety Inventory- STAI-Y, the Strengths and Difficulties Questionnaire, Family Social Notation Inventory (Graffar Adapted), Raven’s Colored Progressive Matrices as well as a Sociodemographic Questionnaire. There were statistically significant results found in the Anxiety dimension, pre and post-program and between the Experimental Group and the Control Group, where it wasn’t possible to identify significant differences in their pre and post-program. The Experimental Group showed no significant differences, between the pre and post-session results, in the variables Depression and Stress. Regarding the behavior, emotions and interpersonal relationships study in the Experimental Group, there were only found significant differences in the Emotional Symptom Scale, pre and post-program. There was not found any significant relationship, in the Experimental Group, between the participant’s pre-sessions anxiety and their Guardians Anxiety, since rs=0,12, viii considered virtual nil. However, considering the relationship between g factor and the participant’s pre-session anxiety results, in the Experimental Group, there was found a strong correlation between the variables, illustrated by rs=0,601.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2519
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

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