Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2514
Título: O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
Autor: Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar
Orientador: Martins, Margarida Alves
Palavras-chave: Escrita inventada
Treino fonológico
Leitura
Crianças pré-escolar
Crianças 1º ano
Invented spelling
Phonological training
Reading
Pre-school aged children
Children from 1st grade
Data de Defesa: 2013
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: O presente estudo pretende compreender o impacto de dois programas – Treino Fonológico e Escrita Inventada em crianças do 1º ano de escolaridade e do pré-escolar, na evolução da escrita e da leitura. Foi realizada uma investigação experimental com um total de 30 participantes, 16 do último ano do pré-escolar que foram divididos em dois grupos, um de Treino Fonológico e outro de Escrita Inventada, e os restantes 14 do 1º ano de escolaridade, também divididos em dois grupos. Foi controlada a inteligência, a consciência fonológica e as letras conhecidas. Posteriormente foi realizado um pré-teste, seguido de um programa em escrita e um programa de treino fonológico com 9 sessões individuais cada e finalmente realizou-se um pós-teste. As avaliações do pré e pós-teste consistiram na escrita e leitura de palavras. As sessões de Escrita Inventada, tiveram como objectivo promover uma reflexão acerca da escrita através do confronto com escritas alfabéticas. As sessões de Treino Fonológico tiveram com objectivo avaliar a capacidade das crianças para detectar fonemas iniciais idênticos em palavras diferentes. Os resultados indicaram evolução de todos os grupos não se registando diferenças significativas entre os grupos que participaram nos 2 programas, quer no préescolar quer no 1º ano.
ABSTRACT: The present study intends to understand the impact of two programs - Training Phonological and Invented spelling in children from 1st grade and preschool, in the evolution of writing and reading. We performed an experimental investigation with a total of 30 participants, 16 of the last year of pre-school who were divided into two groups, one of Training Phonological and others on Invented Spelling, and the remaining 14 from the 1st grade, also divided into two groups. Intelligence phonological, awareness and known letters were controlled. After a pretest, followed by a Invented spelling and phonological training program with 9 individual sessions each, and finally we conducted a post-test. Evaluations of pre-and post-test consisted of writing and reading words. Invented spelling sessions, had the objective of promotion a reflection on writing through the confrontation with alphabetic scripts. Phonological training sessions had the objective to assess children's ability to detect initial phonemes identical in different words. Results indicate the evolution of all groups not recording significant differences between the groups that participated in the two programs, either in pre-school and 1st year.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2514
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15045.pdf1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.