Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2511
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamalho, Glória-
dc.contributor.authorRosa, Mariana da Conceição Maio Fernandes-
dc.date.accessioned2013-12-06T19:58:36Z-
dc.date.available2013-12-06T19:58:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2511-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractMuitas pesquisas têm sido realizadas acerca dos conhecimentos matemáticos das crianças em idade pré-escolar e da importância da educação matemática nesta altura das suas vidas (eg. Baroody, 2002; Greenes, 2004; Clements & Sarama, 2007; Ginsburg, Lee & Boyd, 2008). Também a transição do pré-escolar para o 1º Ciclo tem sido largamente estudada, revelando a existência de efeitos no desenvolvimento das crianças (eg. Griebel & Niesel, 2000, 2009; Margetts, 2008). Neste estudo, realizaram-se entrevistas a 10 educadores de crianças com 4/5 anos e 10 professores do 1º ano, a trabalhar no presente ano lectivo (2012/2013). As questões foram baseadas nos referentes teóricos de cada tema abordado. Os objectivos foram analisar a importância atribuída ao ensino da matemática no pré-escolar; conhecer as suas crenças sobre as competências, metodologias e organização do ensino da matemática nesse nível e também analisar aspectos relacionados com a transição das crianças do pré-escolar para o 1º ciclo. No geral os resultados revelam que as crenças dos professores e educadores coincidem quanto ao ensino da matemática no pré-escolar, às competências matemáticas a serem trabalhadas, à importância de um boa transição para o desenvolvimento do aluno e à existência e importância da articulação entre os docentes. Parece haver divergência quanto ao nível de aprofundamento das competências matemáticas, dos métodos e dos obstáculos à realização de uma boa articulação. O conhecimento destas crenças é importante para que a melhor articulação entre ciclos promova uma transição mais eficaz e, em consequência, uma melhoria da aprendizagem das crianças.por
dc.description.abstractABSTRACT: Many studies have been conducted about the mathematical knowledge of children in preschool and the importance of mathematics education at this point in their lives (eg Baroody, 2002; Greenes, 2004; Clements & Sarama, 2007; Ginsburg, Lee & Boyd, 2008). Also the transition from preschool to 1st grade has been extensively studied, revealing the existence of some effects on children development (eg. Niesel & Griebel, 2000, 2009; Margetts, 2008). In this study, interviews were conducted with 10 4/5- year-old children preschool teachers and 10 first grade teachers, working in the current school year (2012/2013). Questions were based on theoretical background assumed for each topic. This research examines their beliefs with respect to the importance attributed to mathematics education in preschool; to the competences, methods and organization of mathematics education in preschool and to questions related to the transition from preschool to 1st grade. Overall results showed that there is an agreement between preschool and first grade teachers beliefs about matters related to mathematics education in preschool, mathematical competences addressed, about the importance of a good transition to student development and the existence and importance of an articulation among professionals. Nevertheless there is disagreement with respect to aspects such as the level of complexity of mathematical competences, methods and obstacles to that articulation. Knowledge of these beliefs is important for the improvement of the connection between both levels of education in order to promote an effective transition and, consequently, improve children's mathematical learning.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectTransiçãopor
dc.subjectBeliefspor
dc.subjectPreschool and 1st grade teacherspor
dc.subjectMathematics educationpor
dc.subjectTransitionpor
dc.titleA matemática na transição do pré-escolar para o primeiro ciclo: Importância e dificuldades percepcionadas pelos professores e educadorespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationLisboapor
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14914.pdf518,33 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.