Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2387
Título: Oldenburg Burnout Inventory – Student version: Cultural adaptation and validation into portuguese
Autor: Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini
Carlotto, Mary Sandra
Maroco, João
Data: 2012
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citação: Psicologia: Reflexão e Crítica, 25, 709-718
Resumo: The Oldenburg Burnout Inventory for college students (OLBI-S) was adapted to Brazilian Portuguese and its reliability and validity were measured in a sample of both Brazilian (n=958) and Portuguese (n=602) college students. The confirmatory factor analysis of the OLBI-S showed good fit but two items were removed since they lacked individual reliability (λ<.50). The new structure showed good fit to 2/3 of the test sample and was invariant to the other 1/3 of the total sample. Convergent validity and internal consistency were low, but discriminant, concurrent and divergent validity were good. The OLBI-S was not invariant in the Brazilian and Portuguese samples. The adapted OLBI-S did not show cross-cultural validity. Keywords: Burnout, college students, evaluation, Psychometrics. ------- RESUMO ------ Realizou-se adaptação cultural do Inventário de Oldenburg para estudantes (OLBI-S) em português e estimou-se sua confiabilidade e validade. O OLBI-S foi preenchido por 958 estudantes universitários brasileiros e 602 portugueses. O modelo fatorial original apresentou ajustamento adequado mas foram removidos dois itens com confiabilidade individual baixa (λ<0,5). A nova estrutura apresentou bom ajustamento a 2/3 da amostra total sendo invariante no 1/3 restante da amostra. Verificou-se baixa consistência interna e validade convergente, confiabilidade compósita aceitável, boa validade discriminante, concorrente e divergente. O OLBI-S não foi invariante nas amostras de Brasil e Portugal. O OLBI-S apresentou limitações e ausência de validade transcultural nas amostras estudadas. Palavras-chave: Burnout, estudantes universitários, avaliação, Psicometria.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2387
ISSN: 0102-7972
Aparece nas colecções:PSAU - Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PRC_25_4_709-718.pdf570,84 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.