Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2306
Título: Nova Escala Multi-Dimensional da Depressão: estudo preliminar para tradução e aferição da escala para a população portuguesa.
Autor: Silva, Ana Cristina Pereira da
Orientador: Cláudio, Victor
Palavras-chave: Depressão
Nova escala
Aferição
Interpessoal
Emoção
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Segundo o modelo cognitivo, a depressão engloba quatro dimensões-chave: emocional, cognitiva, somática e interpessoal. Cheung e Power (2012), ao perceberem que as escalas de avaliação mais utilizadas não contemplavam a dimensão interpessoal, criaram a New Multidimensional Depression Assessment Scale (NMDAS) que incluí todas as quatro dimensões. Realizamos um estudo preliminar, com uma amostra de conveniência (n= 281), para a tradução e validação desta escala para a população portuguesa. A escala apresenta uma boa validade (KMO =0,93), sensibilidade e fidelidade, com um Alfa de Cronbach total de 0,96. A validade grupo-conhecido, entre a NMDAS e o BDI-I, obteve resultados muito semelhantes. O mesmo sucedeu-se na validade convergente, em que usamos o BDI-I como escala de controlo, e realizamos correlações de Pearson entre a NMDAS o Questionário de Esquemas e a EVA. Estes resultados indicam que a NMDAS é sensível à sintomatologia depressiva e que detecta, da mesma forma que o BDI-I, a depressão. Executamos uma Analise Factorial Confirmatória, efectuando alguns ajustes no modelo, no qual retiramos alguns itens. Estes itens poderão ter algum problema de tradução (contextual ou culturalmente) ou apenas serem redundantes com outros itens da escala. No modelo final verificou-se a existência de uma relação directa significativa entre depressão e todas as subescalas. Salientamos que estes resultados não são com amostra clínica, algo fundamental para a aferição da escala.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2306
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15249.pdf3,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.