Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2299
Título: O Internato de jovens atletas em clubes desportivos: Um estudo sobre o indivíduo e as suas relações sociais e familiares
Autor: Silva, Tomás Veloso da Costa Correia da
Palavras-chave: Desenvolvimento psicossocial
Internato
Desenvolvimento individual
Gestão de situações de pressão
Situações potenciadoras de abandono
Youth boarding academy
Psychosocial development
Individual development
Handling stress
Situations that engender despair
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário
Resumo: Este estudo pretende avaliar de forma concreta as mais-valias apresentadas pelo regime de internato como contexto de formação. Estão confirmadas na literatura as vantagens da prática de actividades desportiva na formação humana, sendo até referido que o desporto potencia lições de vida (Danish, Taylor & Fazio, 2005). A amostra foi constituída por 10 atletas, seleccionados através de um método não aleatório por conveniência. Foi criada uma entrevista semiestruturada com 10 itens para avaliar as dimensões em estudo: Desenvolvimento Psicossocial, Desenvolvimento Individual, Gestão de Situações de Pressão ou Stressoras e Situações Potenciadoras de Abandono. Os dados recolhidos permitem observar que os atletas neste regime se apoiam mais nos colegas, ou resolvem as situações de maior dificuldade de forma individual, referindo como principal mais valia deste regime o crescimento humano. As diferenças observadas entre este regime e o regime normal, leva-nos a considerar o internato desportivo como uma oferta muito válida a nível de formação humana e desportiva, considerando contudo que apresenta algumas falhas que devem ser corrigidas. ------- ABSTRACT ------ The present study evaluates the gains that youth academies provide. The advantages of sports in human development are well established in the literature, where it is said that the activity enhances life experiences (Danish, Taylor & Fazio, 2005). The sample in this study comprises 10 players selected by a non-probabilistic process of convenience. A semi-structured interview was created with 10 items to evaluate the dimensions under study: Psycho-social Development, Individual Development, Handling Stress, and Situations that Engender Despair. The information gathered suggests that athletes who lived in youth academies tend to search for support from their companions or to deal with situations individually, most of them mentioning that the main outcome of living in this regime is human growth. The differences observed between this regime and the ordinary regime, lead to the belief that youth academies are valuable contributors to human and sport development, although also demonstrating certain drawbacks that should be addressed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2299
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