Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/2273
Título: Criatividade e gastronomia: Um estudo exploratório
Autor: Ferreira, Ana Catarina
Palavras-chave: Gastronomia
Criatividade
Gastronomy
Creativity
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Resumo: O presente trabalho é um estudo exploratório que aborda o tema da criatividade na gastronomia, sendo um tema pioneiro e pouco trabalhado. Na teoria, a gastronomia tem um grande significado afectivo e identitário (seja a nível cultural ou a nível individual) e é uma área que acompanha o desenvolvimento das sociedades. Por outro lado, a criatividade demonstra-se como sendo uma prática complexa de processos e dinâmicas mentais, também implicando muito da identidade e da personalidade do sujeito criador. Por isso é oportuno fazer um cruzamento entre estas duas áreas. No presente trabalho foram aplicadas entrevistas a três Chef’s no sentido de compreender estes processos e dinâmicas associados ao tema. Para o objectivo teve que ser criada de raiz uma entrevista padrão para ser possível estudar as dimensões pretendidas. Os pressupostos teóricos, de base psicodinâmica, foram observáveis nas entrevistas, demonstrando a pertinência do estudo da criatividade na gastronomia no âmbito da psicologia clínica. ------ ABSTRACT ------- The present work is an exploratory study concerning the creativity in gastronomy, being a pioneer and underworked theme. In theory, gastronomy has a big affective and identity meaning (in a cultural or an individual level) and is a subject attached to the development of the societies. On the other hand, creativity is presented as a complex practice of processes and mental dynamics, which implies the identity and personality of the creative person. That’s why it is timely to do a crossing between these two areas. In the present work, interviews were applied to three Chefs to understand the processes and dynamics associated to the theme. For the purpose, it was created a new standard interview to study the desired dimensions. The theoretical assumptions, based on psychodynamic theory, were found in the interviews, showing that the study of the creativity in gastronomy is relevant in the scope of clinical psychology.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2273
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

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