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Título: Adolescência: Ideação suicida, depressão, desesperança e memórias autobiográficas
Autor: Costa, Inês Alexandra Nabiça Cardoso da
Palavras-chave: Adolescência
Depressão
Desesperança
Ideação suicida e memórias autobiográficas
Adolescence
Depression
Hopelessness
Suicide ideation and autobiographical memories.
Data de Defesa: 2012
Editora: ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Resumo: O nosso estudo procurou perceber se a depressão, a desesperança e a ideação suicida estavam correlacionadas e se o tipo de recordação de memórias autobiográficas para as palavras família, amigos e escola, ao nível da especificidade, valência e categorias, influencia as primeiras três variáveis. Para tal, foi aplicada uma tarefa de memórias autobiográficas onde era pedido para recordar três memórias referentes às palavras família, escola e amigos, a Escala de auto-avaliação da Depressão (DSRS), a Escala da Desesperança de Beck (BHS) e o questionário da ideação suicida (QIS). Os resultados sugeriram que a ideação suicida, a depressão e a desesperança estão positiva e fortemente correlacionadas. Sugeriram ainda que a recordação das memórias autobiográficas referentes às palavras família e amigos não influenciaram a ideação suicida, a depressão nem a desesperança. Para a recordação das memórias autobiográficas referentes à palavra escola, foi possível verificar que a variável categoria tem apenas um efeito principal na depressão. Embora os resultados referentes à especificidade e valência das memórias autobiográficas para as palavras família, amigos e escola não apresentassem diferenças estatisticamente significativas, foi possível verificar uma tendência de recuperação de memórias específicas e memórias positivas para adolescentes que apresentaram menor média de ideação suicida, depressão e desesperança. ------ ABSTRACT ------ The aim of our study is to understand if depression, hopelessness and suicidal ideation were correlated and if the type of recall of autobiographical memories for the words family, friends and school, at the specificity, valence and categories, influences the first three variables. For that, we applied a task of autobiographical memories where was asked to recall three memories concerning the words family, school and friends, the Scale for self-rating Depression (DSRS), the Beck Hopelessness Scale (BHS) and the questionnaire of suicidal ideation (QIS). The results suggested that suicidal ideation, depression and hopelessness are positively and strongly correlated. They also suggested that the recall of autobiographical memories related to the words family and friends did not influence suicidal ideation, depression or hopelessness. To the recall of autobiographical memories related to the word school, we only found that the variable category has one main effect on depression. Although the results regarding the prevalence and specificity of autobiographical memories for the words family, friends and school did not show statistically significant differences, we found a trend toward recovery of specific memories and positive memories for adolescents who had lower average suicide ideation, depression and hopelessness.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/2270
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